Projeto Muralha: Conseg de Califórnia lança sistema integrado de câmeras
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Califórnia se prepara para o lançamento do Projeto Muralha, com sistema de monitoramento por câmeras espalhadas por toda a cidade.
Conforme o presidente do Conseg, Antonio Carlos, o projeto começa com 40 câmeras monitorando pontos estratégicos da cidade. A intenção é chegar até 80 câmeras integrando o sistema de vigilância. Somente a Polícia Militar (PM) terá acesso às gravações.
“Um projeto que visa fortalecer o trabalho das Polícias Militar e Civil o sistema, chamado de Projeto Muralha, fará uso de câmeras residenciais e de estabelecimentos diversos, conectados a uma central baseada no Destacamento
de Polícia Militar da cidade. O objetivo é dispor de um sistema onde a polícia poderá consultar em qualquer momento, diversas áreas da cidade, que estarão à disposição podendo efetuar ações e até mesmo monitorar situações em andamento”, explica Antonio.
O projeto começou a ser elaborado na época da pandemia, sendo realizado um mapeamento na cidade. “O projeto foi dividido em várias etapas. Inicialmente discutiu-se a capacidade financeira do Conselho de Segurança em manter o sistema. A partir do estabelecimento de um orçamento anual, levando em conta a instalação do sistema com a configuração das câmeras. A seguir o Conseg acompanhado do técnico, fez um levantamento das câmeras na cidade, chegando a mais de 100 pontos que poderiam ser usados em todos os cantos da cidade. Mapeados os pontos, passou-se à fase de cooperação das polícias, estabelecendo os lugares mais adequados para serem usados, levando em conta os locais de entrada e saída de todo o município, pontos críticos e áreas de bairro e centrais consideradas importantes. Na sequência o Conseg estabeleceu 40 pontos que inicialmente poderiam integrar o sistema podendo chegar a até 80 câmeras pontuadas. Depois de todo o planejamento, passou-se ao contato com moradores e estabelecimentos buscando a autorização dos mesmos para que suas câmeras externas fossem integradas de forma individualizada ao sistema. Definidas todas as etapas, iniciou-se a configuração das câmeras cadastradas incluindo-as no sistema”, detalha o presidente do Conseg.
A cerimônia de lançamento será realizada no Destacamento de Polícia Militar de Califórnia no dia 3/10. “O projeto Muralha será apresentado às autoridades do município e comunidade, em funcionamento. Numa análise orçamentária, o projeto tem um custo benefício muito interessante, facilitando a execução do mesmo. Todo o investimento está sendo bancado exclusivamente pelo Conselho Comunitário de Segurança que tem, dentre os fundos do seu orçamento, um apoio considerável da Promotoria de Justiça da Comarca de Marilândia do Sul, PR, através da pessoa do Promotor Público Dr. Carlos Frederico G. Escocard de Azevedo que vem direcionando, ao longo dos últimos 18 meses, valores oriundos de acordos de não persecução penal e de termos de ajuste de conduta para o Conseg/Califórnia. Para o Conseg, poder fazer esse investimento, sem contar com o auxílio do Poder Público municipal, é sem dúvida uma grande conquista, tendo em vista outros investimentos já feitos ao longo desses 18 meses como: a doação de um Drone para o Destacamento PM; os serviços de limpeza e de preparo de alimentos para a guarnição, que é feito através de uma pessoa que atua diretamente no local, além de outras ações visando o bem estar da segurança no município assim como o bem estar dos agentes de segurança que atuam nele”, finaliza Antonio.