Apucarana leva iluminação em LED a novas regiões rurais
Mais duas comunidades rurais de Apucarana receberam modernização da iluminação pública nesta semana. O trabalho, finalizado nesta quinta-feira (21/09), beneficiou os patrimônios de São Pedro do Taquara e Pinhalzinho. Ao todo, 28 antigas luminárias foram substituídas por novas, em tecnologia LED na potência 120 watts.
O prefeito Júnior da Femac assinala que o investimento da prefeitura visa promover qualidade de vida e segurança à população. “Além de um direito do cidadão, uma iluminação pública eficiente é fundamental para uma comunidade mais segura. Muito gratificante ver o resultado deste trabalho, que transforma de forma positiva a rotina de bairros e também das nossas comunidades rurais”, pontua o prefeito.
Iniciado em 2016, os investimentos municipais em projetos de melhoria da iluminação foram intensificados a partir de 2019, contemplando atualmente cerca de 80% da cidade. “Nos últimos quatro anos expandimos as ações, levando iluminação em LED para os bairros, rodovias de acesso ao município e também as regiões rurais, tratando de forma igualitária o cidadão, que tem o mesmo direito, resida ele no centro, no bairro ou no campo”, disse o prefeito Júnior da Femac. Segundo ele, mais de 6,5 mil luminárias LED já foram instaladas em Apucarana pela prefeitura.
O vereador Mauro Bertoli, que representa a região, enalteceu o trabalho da administração municipal. Ele lembrou que na semana passada o Distrito de Correia de Freitas já havia recebido a modernização com a substituição do sistema antigo, pelo novo em LED, somando 84 luminárias. “São Pedro do Taquara e Pinhalzinho são duas importantes comunidades rurais e, em nome de todos os moradores, parabenizo e agradeço ao prefeito por esta atenção”, disse Bertoli.
O superintendente de Iluminação Pública do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), Lafayete dos Santos Luz, revela que muito em breve todas as comunidades rurais do município irão contar com iluminação em LED. “Esta é a determinação do prefeito Júnior da Femac. Já efetivamos a atualização tecnológica de grande parte destas regiões e, dentro de pouco tempo, devemos chegar a 100%”, assegurou o engenheiro eletricista. Além das antigas luminárias, o trabalho também envolve a substituição dos “braços de luz” de um metro de comprimento, por novos com três metros de comprimento. “O que garante uma iluminação ainda mais eficiente”, comenta Lafayete.
Com relação aos serviços realizados nos patrimônios de São Pedro do Taquara e Pinhalzinho, Lafayete pontua que a execução é através de empresa especializada contratada por licitação e recursos da Cosip – Contribuição para Custeio da Iluminação Pública.