Prevenção ao suicídio é tema de encontro em Apucarana
Com a presença do presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), médico Júlio Dutra, profissionais da rede de saúde pública de Apucarana e outros interessados da sociedade, acontece nesta sexta-feira (15/09), a partir das 8h30, no Cine Teatro Fênix, um encontro sobre “prevenção ao suicídio”.
Parte da programação do “Setembro Amarelo”, que foca em ações de sensibilização sobre suicídio e outras doenças mentais, a manhã técnica contará com palestra magna ministrada pela médica psiquiatra Priscilla Maistro, especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
De acordo com a Coordenadora do Comitê Intersetorial de Saúde Mental e secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, além da palestra, outra ação programada em Apucarana dentro do “Setembro Amarelo” é a colocação de luzes amarelas no painel turístico do Lago Jaboti e no Espaço das Feiras. “A saúde mental é algo muito sério. É algo que nos permeia e, mesmo sem percebermos, pode estar bem próxima, na roda de amigos, no ambiente de trabalho e até dentro do lar. Por isso é fundamental falarmos sobre o assunto. Apucarana conta com uma rede de apoio estruturada e, ao sabermos identificar indícios de sofrimento metal, podemos encaminhar a pessoa para ajuda profissional, evitando que cometam o suicídio”, contextualizou.
A Campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, com o apoio da Prefeitura de Apucarana e da Associação Paranaense de Psiquiatria. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” “Um período em que intensificamos junto à sociedade ações de quebra de estigmas entorno das doenças mentais, promovendo diálogo, compreensão e apoio às pessoas que estão enfrentando esses desafios emocionais, como depressão e outros transtornos”, esclarece a médica-psiquiatra Priscilla Maistro. De acordo com ela, a palestra vai abordar os sinais de alerta para o suicídio, os recursos que a saúde tem disponível para encaminhar e ajudar as pessoas no segmento da saúde mental. “Enfim, reforçar que o cuidado com a saúde mental é algo essencial para todos”, disse a psiquiatra, agradecendo à Prefeitura de Apucarana pelo espaço de fala. “Estando próximo à comunidade podemos fazer a diferença e salvar vidas”, concluiu.