Prefeitura de São Pedro do Ivaí reforça monitoramento por câmeras nos espaços públicos
A Prefeitura de São Pedro do Ivaí tem dado passos significativos na ampliação do sistema de monitoramento por câmeras em todo o município, visando à proteção dos espaços públicos e o aumento da segurança para os cidadãos e servidores.
Um dos locais que recebeu o monitoramento por câmeras foi o Cemitério Municipal, que frequentemente tem sido alvo de furtos e vandalismo. “Os esforços da prefeitura visam a desencorajar tais atividades ilícitas e garantir um ambiente tranquilo para os servidores públicos trabalharem e para a população frequentar”, destaca a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri.
O investimento se deu após um planejamento estratégico. As câmeras não possuem captação de áudio, mas são equipamentos com alta resolução de imagem. A administração municipal destaca que as câmeras é uma forma de guardar os ambientes públicos e ajudar a polícia caso sejam praticados crimes contra o patrimônio.
“Com essa expansão do sistema de monitoramento por câmeras, demonstramos comprometimento em garantir a segurança da comunidade e a preservação dos espaços públicos, promovendo um ambiente mais protegido e tranquilo para todos”, frisa a prefeita, complementando que, após os episódios de violência nas escolas, foi preciso planejar melhor a segurança nos espaços públicos. “Recebemos inúmeros relatos de situações que acontecem nos espaços públicos, onde muitas vezes os servidores passam por algum tipo de violência, principalmente moral. Também não é incomum acontecer pequenos furtos nos ambientes, onde entram pessoas toda hora e aproveitam da distração do servidor que está prestando atendimento. Por isso que acreditamos que as câmeras vão inibir estas situações”, complementa a prefeita.
Entre os novos locais que receberam a instalação de câmeras de vigilância, estão: Barracão de Máquinas, Escola Gertrudes, Escola Alfredina, Creche Avenida, Prefeitura, Ginásio de Esportes, Cais / PETI, Departamento de Cultura, Posto de Saúde, COHAPAR, Aterro Sanitário, Clínica da Mulher, RPPN, Calçadão, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Centro de Idosos, CEMIC, Cemitério, Bosque e Rodoviária.
Vale destacar que a prefeitura investiu recursos próprios na aquisição e instalação dos equipamentos.