10º Batalhão de Polícia Militar celebra os 169 anos da PMPR

 10º Batalhão de Polícia Militar celebra os 169 anos da PMPR

Uma cerimônia militar, realizada no 10º BPM nesta quinta-feira (10/08), marcou os 169 anos da Polícia Militar do Paraná. Durante o ato, policiais militares foram agraciados com medalhas em reconhecimento aos serviços prestados e integrantes do Programa Cão Amigo foram homenageados.

O ato foi presidido pelo tenente-coronel Marcos José Facio, comandante do 10º BPM, e contou com a presença dos prefeitos de Apucarana, Junior da Femac, e de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla. Também estiveram presentes os vereadores Tiago Cordeiro de Lima e Moisés Tavares, além do juiz Osvaldo Soares Neto, diretor do Fórum de Apucarana, do tenente-coronel Leandro Zotelli de Mattos, comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana, do procurador Daniel Augusto Cerizza Pinheiro, e do capitão Wendel Barbosa, que representou o comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec).

O prefeito Junior da Femac, ao falar durante a cerimônia, manifestou reconhecimento e gratidão ao trabalho da Polícia Militar. “É uma entidade que, além de cumprir a  missão de servir e proteger a população, difunde conceitos importantes na sociedade. Fica  a nossa gratidão aos policiais que saem todos os dias para trabalhar, deixando a família em casa, zelando pela segurança e cuidando  da vida das pessoas”, frisa Junior da Femac.

O comandante do 10º BPM afirma que o batalhão sempre buscou enaltecer a Polícia Militar do Paraná, atuando para reduzir os índices de criminalidade e para melhorar a qualidade do serviço aos policiais. O tenente-coronel destacou ainda a bravura do efetivo e também prestou uma homenagem a integrantes do Programa Cão Amigo, iniciativa que foi classificada neste semana entre os seis melhores projetos na área de educação no Brasil.

Durante a cerimônia, policiais também receberam as medalhas de prata (por 20 anos de serviço ativo prestados) e de bronze (10 anos de serviço). Um militar também recebeu a medalha de sangue, concedida por ter sofrido ferimento de natureza grave durante uma ação policial.

O evento, que contou com a presença da Banda Maestro João Florindo, foi finalizado com desfile de membros do efetivo e de estudantes de colégios cívico-militares.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve) pela Lei nº 7, de 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A corporação, que atualmente abrange também o Corpo de Bombeiros, integra o sistema de segurança pública e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil.

 

Outras notícias