10º Batalhão de Polícia Militar celebra os 169 anos da PMPR
Uma cerimônia militar, realizada no 10º BPM nesta quinta-feira (10/08), marcou os 169 anos da Polícia Militar do Paraná. Durante o ato, policiais militares foram agraciados com medalhas em reconhecimento aos serviços prestados e integrantes do Programa Cão Amigo foram homenageados.
O ato foi presidido pelo tenente-coronel Marcos José Facio, comandante do 10º BPM, e contou com a presença dos prefeitos de Apucarana, Junior da Femac, e de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla. Também estiveram presentes os vereadores Tiago Cordeiro de Lima e Moisés Tavares, além do juiz Osvaldo Soares Neto, diretor do Fórum de Apucarana, do tenente-coronel Leandro Zotelli de Mattos, comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana, do procurador Daniel Augusto Cerizza Pinheiro, e do capitão Wendel Barbosa, que representou o comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec).
O prefeito Junior da Femac, ao falar durante a cerimônia, manifestou reconhecimento e gratidão ao trabalho da Polícia Militar. “É uma entidade que, além de cumprir a missão de servir e proteger a população, difunde conceitos importantes na sociedade. Fica a nossa gratidão aos policiais que saem todos os dias para trabalhar, deixando a família em casa, zelando pela segurança e cuidando da vida das pessoas”, frisa Junior da Femac.
O comandante do 10º BPM afirma que o batalhão sempre buscou enaltecer a Polícia Militar do Paraná, atuando para reduzir os índices de criminalidade e para melhorar a qualidade do serviço aos policiais. O tenente-coronel destacou ainda a bravura do efetivo e também prestou uma homenagem a integrantes do Programa Cão Amigo, iniciativa que foi classificada neste semana entre os seis melhores projetos na área de educação no Brasil.
Durante a cerimônia, policiais também receberam as medalhas de prata (por 20 anos de serviço ativo prestados) e de bronze (10 anos de serviço). Um militar também recebeu a medalha de sangue, concedida por ter sofrido ferimento de natureza grave durante uma ação policial.
O evento, que contou com a presença da Banda Maestro João Florindo, foi finalizado com desfile de membros do efetivo e de estudantes de colégios cívico-militares.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve) pela Lei nº 7, de 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. A corporação, que atualmente abrange também o Corpo de Bombeiros, integra o sistema de segurança pública e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil.