Turmas de estudantes visitam cafeeira para conferir o processo de produção do Café Bela Esperança, em Mandaguari

 Turmas de estudantes visitam cafeeira para conferir o processo de produção do Café Bela Esperança, em Mandaguari

A Cafeeira Bela Esperança vem recebendo frequentemente visitas de grupos de estudantes de Mandaguari e região para conhecerem os processos produtivos da cadeia do café. São oportunidades em que alunos e professores podem visitar as lavouras e conhecer as demais etapas de produção e industrialização do Café Bela Esperança. Participam das visitas desde crianças no início da vida escolar até estudantes que estão se preparando para atuar profissionalmente no meio rural, vindos de colégios ou cursos agrícolas.

Os diretores do Grupo Bela Esperança, Fernando e Paulo Lopes, destacam a importância de abrir as portas da propriedade para promover essa imersão às raízes da cafeicultura. “Estamos em uma região totalmente colonizada pelo café. Os bisavôs dessas crianças que estão vindo aqui, com certeza, tiveram relação com a cultura e hoje elas, na maioria das vezes, não têm relação nenhuma, o máximo que sabem é identificar o café pronto na xícara”, disse Fernando. “Durante as visitas, nós podemos ver o encantamento de muitos alunos quando olham para um pé de café, um grão de café, reconhecendo o que aquilo significa. As crianças ficam encantadas em tocar em um pé de café e conhecer, como elas dizem, uma fábrica de café, onde é industrializado o café que vai chegar à casa delas”, comentam.

Ao longo do ano, deverão passar pela Cafeeira Bela Esperança mais de 35 turmas de estudantes. Apenas no mês de junho, foram 11 turmas visitando o local. A Família Lopes está na terceira geração de cafeicultores em Mandaguari, e essas interações favorecem um resgate às origens do município. “É uma satisfação, uma alegria muito grande receber cada aluno. Os estudantes são recepcionados com todo carinho e tentamos passar o máximo de conhecimento para eles sobre o cultivo do café”, destacam. “Essas visitas são importantes para semear conhecimento e expandir a cultura cafeeira do nosso município, que tem famílias que seguem neste trabalho com a cafeicultura, a exemplo da nossa. Esse resgate das origens é fundamental para manter a cultura viva por um bom período. Então, este é um dos objetivos de as crianças estarem realizando essas visitas”, acrescenta Fernando.

O Café Bela Esperança é fruto de um trabalho em família, sendo cultivado nas terras férteis do norte do Paraná, com assistência técnica especializada e insumos de qualidade, o que garante uma produção de excelência, que vem conquistando cada vez mais um lugar de destaque na mesa dos apaixonados por café.

Imprensa Grupo Bela Esperança

Outras notícias