Cafeicultores de Apucarana e de Cambira se unem na busca do reconhecimento da Indicação Geográfica do Café
Produtores de Café, integrantes da Associação de Cafeicultores do Pirapó, no município de Apucarana, estão focados na busca do reconhecimento de Indicação Geográfica do Café para a região. Já tiveram algumas reuniões com consultores do Sebrae, que viabiliza o processo, onde foram convidados cafeicultores, e representantes públicas de órgãos públicos, Instituições públicas e privadas. Estas primeiras reuniões foram para nivelar conhecimentos referentes ao conceito e os procedimentos para conquista de Indicação Geográfica – IG.
Na última quarta-feira, 21, lideranças da Associação do Pirapó, representantes do IDR Paraná, do Sindicato Rural Patronal e Secretaria Municipal da Agricultura de Apucarana vieram até Cambira falar com Cafeicultores, Vereadores e Representantes da Administração Municipal, convidando estes para juntos, coordenarem o movimento que pleiteiam o registro de IG para esta região cafeeira.
Esta reunião serviu para esclarecer o conceito de IG, quais benefícios a região pode obter e quais os passos até a obtenção do selo.
Na ocasião a administração municipal representada, através da Secretaria de Agricultura, vereadores, o IDR Paraná e Cafeicultores presentes comprometeram-se em atuar mutuamente para esta grande conquista, que certamente contribuirá muito para o desenvolvimento da cadeia do Café na região.
Foi enfatizado que a Indicação Geográfica nesta região abrangerá os municípios de Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari e Marialva, devido as características da geografia deste território. E a produção da cafeicultura desta área serão reconhecidos como Cafés do Planalto Centro Norte Paranaense.
Obterão este selo os cafés que apresentarem bebidas com qualidade superior, de cafeicultores integrantes de uma Associação, com alguns requisitos técnicos a serem cumpridos.