Com “refis de tributos municipais” confirmado, etapa Apucarana do “Justiça no Bairro” também terá feira de serviços do Paraná Cidadão

 Com “refis de tributos municipais” confirmado, etapa Apucarana do “Justiça no Bairro” também terá feira de serviços do Paraná Cidadão

Além de oferecer a oportunidade de renegociação de tributos municipais em atraso com até 100% de desconto em multas e juros, o Programa Justiça no Bairro/Sesc Cidadão, com edição agendada para os dias 15, 16 e 17 de junho, em estrutura a ser montada junto ao Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), também vai agregar o Programa Paraná Cidadão, da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Família (Sejuf). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (29/05) pelo coordenador municipal do “Justiça no Bairro” e secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Apucarana, Danylo Fernando Acioli Machado.

A exemplo do “Justiça no Bairro”, que é uma ação de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) que há 20 anos tem levado à Justiça mais próxima ao cidadão, a iniciativa estadual, de responsabilidade do Governo do Paraná, também envolve uma feira itinerante de serviços estaduais com vistas a promover a cidadania, defesa de direitos e inclusão social da população, notadamente, das pessoas em vulnerabilidade social. “A prefeitura vai estar no “Justiça no Bairro” com toda a sua estrutura, mas o grande destaque será o Programa Especial de Recuperação Fiscal (Refis/2023), onde o contribuinte poderá renegociar tributos em atraso, vencidos até 31 de dezembro de 2022, com desconto de até 100% de juros e multas, de acordo com a modalidade de parcelamento. E agora, além do tradicional casamento comunitário cujas inscrições devem ser feitas no CRAS mais próximo, estamos confirmando o Programa Paraná Cidadão, com a presença de vários órgãos estaduais, como Sanepar, Copel, Detran, Instituto de Identificação, Cohapar, Fomento Paraná, com o Banco da Mulher Paranaense, Agência do Trabalhador, entre outros, que vão dar atendimento à população”, disse o secretário.

Durante o evento, contextualiza Acioli, poderão ser resolvidas muitas demandas com o Estado. “Da confecção da carteira de identidade à carteira digital de trabalho, da conquista de uma vaga de estágio a um novo emprego, o cidadão que participar do “Justiça no Bairro” em Apucarana poderá também resolver pendências ou tirar dúvidas com diversos órgãos públicos em um só lugar”, reforçou, pontuando que a iniciativa terá abrangência regional, atendendo demandas de Arapongas, Cambira, Novo Itacolomi, Marilândia do Sul, e mais qualquer outro município que manifestar interesse. “A intenção é ofertar o maior número de serviços possível, especialmente de demandas represadas, fazendo com que o atendimento flua para resolver os problemas da população”, reafirmou o secretário.

O prefeito Júnior da Femac também destaca o início do Refis 2023 junto ao evento itinerante. Ele pontua que a iniciativa, aprovada pelos vereadores, promove incentivos para pagamento dos débitos que poderão ser parcelados em até 18 parcelas mensais e consecutivas. “Teremos o Refis, que diante do cenário econômico atual vai, sem dúvidas, ajudar a muitos contribuintes estarem novamente em dia com o fisco municipal, além de outros atendimentos importantes da Justiça e de inúmeros órgãos estaduais”, enalteceu o prefeito de Apucarana, ressaltando que o “Justiça no Bairro garante a efetivação dos direitos das pessoas mais vulneráveis, promovendo a igualdade de acesso à justiça”. “O Justiça no Bairro/Sesc Cidadão” é uma valorosa iniciativa do TJPR, idealizada e coordenada pela 1ª vice-presidente, desembargadora Joeci Machado

Camargo. Serão três dias com oferta de dezenas de serviços e é um grande orgulho para Apucarana ser mais uma vez sede da iniciativa”, disse o prefeito.

O que é – Iniciado em 2003, o Programa Justiça no Bairro/Sesc Cidadão é voltado à população vulnerável economicamente, prestando orientação e pronto atendimento gratuito às pessoas que não têm condições financeiras de arcar por este serviço, propiciando o acesso à justiça de forma célere e efetiva às famílias com renda de até três salários mínimos. Um dos serviços sempre muito aguardado é o casamento coletivo, que está sendo organizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social. A cerimônia, que acontecerá no Sesc, contará com banda, celebração religiosa e ornamentação. Os interessados devem fazer a inscrição com antecedência junto ao CRAS mais próximo.

Justiça no Bairro/Sesc Cidadão: serviços confirmados

– Prefeitura de Apucarana

Secretaria da Fazenda com o Refis 2023 (renegociação tributos)

Meio Ambiente com distribuição de mudas

Secretaria da Mulher e Assuntos da Família com o Programa Economia Solidária (venda de artesanato e gastronomia)

Departamento de Trânsito com confecção de credenciais de trânsito para idosos e pessoas com deficiência (PcD)

Assistência Social (laudos gratuidade justiça)

Saúde (aferição de glicemia e pressão arterial).

– Justiça no Bairro/Sesc Cidadão

Ações de divórcio consensual, ação de interdição e curatela, casamento comunitário, entre outros serviços.

– Paraná Cidadão

Sanepar – (Água Solidária, negociação de débitos, atualização de cadastro)

Detran – (informações)

Instituto de Identificação – confecção de carteira de identidade

Agência do Trabalhador/Sine – confecção de carteira de trabalho digital, encaminhamento para vagas de emprego, curso de elaboração de currículo, entre outros atendimentos.

CIEE – Cadastro de estudantes para vagas e capacitação.

Cohapar – orientação e entrega de documentos e escriturações subsidiadas para unidades em conjuntos construídos pela companhia.

Fomento Paraná – Banco da Mulher Paranaense com linhas de crédito para pequenas empreendedoras (pessoas físicas e jurídicas)

– Sesi/Senai

Cursos gratuitos e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

– Sebrae

Apoio ao MEI/EPP, orientações sobre regularização e abertura de empresas, acesso ao crédito.

– Faculdade de Apucarana (FAP)

Orientação jurídica gratuita

Outras notícias