Autoridades visitam nova estação de tratamento de esgoto em Ivaiporã
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, visitaram na última quinta-feira (19) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pindaúva, recentemente inaugurada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior. Eles foram recebidos por gerentes e técnicos da Companhia que detalharam cada etapa do processo de tratamento, desde a entrada do esgoto in natura até o procedimento que irá transformar o lodo do esgoto em adubo orgânico.
A Sanepar investiu R$ 51,4 milhões na construção da ETE Pindaúva e de três elevatórias, além da implantação de 84 quilômetros de rede coletora de esgoto. Ao todo serão atendidas nesta etapa, cerca de 4 mil famílias. E está prevista nova licitação para ampliar a rede coletora que irá atender mais 550 imóveis ainda neste ano.
O gerente geral da Sanepar na região Nordeste em exercício, Fernando Norio, informou que, nas próximas semanas, será liberada a interligação dos imóveis à rede. “A adesão é uma etapa obrigatória e os moradores de Ivaiporã terão isenção desta taxa”, destacou.
O prefeito destacou que a ETE é uma das mais modernas do Paraná.
“É uma estação moderna, com alta tecnologia, e vai produzir adubo para os pequenos agricultores de Ivaiporã. É uma obra de engenharia muito bem feita”, observou.
O deputado Traiano também falou sobre o programa de uso agrícola do lodo da Sanepar e o incentivo local. “Esta visão social do prefeito Gil e do governador Ratinho Junior nos dá a certeza de que o Paraná avança cada vez mais no caminho da sustentabilidade”.
A Sanepar é pioneira no Brasil em pesquisa e uso em escala do lodo na agricultura. Cerca de 400 mil toneladas de lodo já foram destinadas para uso agrícola desde 2007. Em 2022, foram destinadas 14,3 mil toneladas para 89 produtores paranaenses.
OBRAS DE ÁGUA – Estão programadas para o segundo semestre a licitação e o início da obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Ivaiporã. A Sanepar vai implementar uma nova captação subterrânea, novas elevatórias, linhas de adutora, pátio de tratamento, casa de química, reservatório, entre outros equipamentos. Esta obra vai possibilitar o atendimento com água potável do parque industrial da zona sul.