Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é lembrada em Faxinal
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi de atividades lúdicas em Faxinal para lembrar a data que reforça a campanha de sensibilização à prevenção desse crime.
O evento, organizado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Convivência Municipal (Cecom) e Cras – Centro de Referência da Assistência Social, aconteceu nos dias, 17 e 18, no Salão Imperial.
Participaram da ação, mais de 2 mil estudantes do município, entre eles, alunos da cidade de Cruzmaltina. A ação teve por objetivo principal, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar dessa luta, que é de todos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Segundo a secretária de Assistência Social, Magda Cantagallo, o mês de maio é referência e o dia 18 é o dia “D”, para chamar a atenção da sociedade a participar dessa luta constante em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Ainda conforme a secretária, o alerta é de extrema importância, visto que esses crimes são silenciosos e a comunidade não deve se calar diante da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Os alunos participaram de teatro informativo, dança e palestra com psicólogos. No teatro, conduzido pela professora, Michela Soares Farias Josefi, foram abordados exemplos de situações para que as próprias crianças e adolescentes consigam perceber casos e denunciá-los. E assim, explicando como casos como esses acontecem, e em quem confiar no momento de buscar ajuda. Já a palestra foi direcionada para os pais na noite de quarta-feira (17).
Participaram do evento, o prefeito Ylson Álvaro Cantagallo; o secretário de Finanças, Marcelo Parra Beje; o secretário da Indústria e Comércio, Carlos Sales; secretário de Saúde, Fernando Decarle; assessor técnico Jurídico Municipal, Francisco Alfredo Ferreira, o Ral; secretário de Esportes e Turismo, Édi William Moreira dos Santos; coordenadora da Agência do Trabalhador, Joana Martins; vereadora Marcela Carvalho Rodrigues e representantes da sociedade civil e organizada.