TSE cancela quase 800 mil títulos de eleitores
Setecentos e noventa e três mil, setecentos e setenta e seis. Este é o número total de títulos de eleitores cancelados em todo o país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.
Além de falecimento, que responde por mais de 99% dos documentos cancelados, também foram motivos: as sentenças de autoridades judiciárias, perda de direitos políticos, duplicidade e revisão do eleitorado.
Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, o índice de cancelamentos poderia ser maior caso o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral não tivesse editado algumas normas sobre o tema, como por exemplo, prorrogar por prazo indeterminado a suspensão do título de eleitor aos eleitores que não compareceram às urnas em 2020.
Os estados que registraram o maior número de cancelamentos foram São Paulo, com mais de 203 mil títulos cancelados; Minas Gerais, ultrapassando o número de 85 mil cancelamentos; e Rio de Janeiro, com mais de 76 mil cancelamentos.
Para saber a situação eleitoral, basta realizar uma consulta gratuitamente no Portal do TSE no endereço tse.jus.br e acessar a aba “Serviços Eleitorais”.
Fonte: Agência Brasil