Dia Internacional da Mulher: histórias de superação, fé e oportunidades
Março é o mês da mulher! E o calendário materializa o dia 08 como o Dia Internacional da Mulher. Um reconhecimento visível para quem visita algumas das mais de 980 lojas da Rede de Farmácias São João espalhadas pelo sul do país. A Rede se orgulha de contar com quase 70% das mulheres em cargos de gestão e liderança e ter ampla maioria de colaboradoras do público feminino (73,3%).
São dados que comprovam que a mulher do novo milênio e engajada no século XXI, trabalha fora, leva uma vida independente, é dinâmica, cuida da família e é empreendedora.
Se hoje vivemos a chamada indústria 4.0, em razão da migração do universo do trabalho para o meio digital, onde mudamos mentalidades, processos, a estrutura social através da inteligência artificial, o aprendizado de máquina (machine learning) e a big data, constatamos que a mulher 5.0 (podemos assim dizer), ocupa diferentes funções no mercado de trabalho e atinge níveis cada vez mais altos de liderança e responsabilidade.
Gestão logística combina com restaurante
Com 29 anos e a quase quatro na Farmácias São João, Bianca Dutra de Souza é natural de Encantado/RS na região central do estado e hoje atua como gestora de logística na Rede. Ela entrou na empresa como auxiliar de distribuição e depois de um tempo participou e foi selecionada para uma área administrativa no setor de TI.
Mesmo com a mudança de função, o desejo pela rotina dinâmica da logística falou mais alto. “Aos poucos eu fui me desenvolvendo e não demorou muito para o gosto pela área logística bater mais forte. Faz aproximadamente dois anos que ocupo um cargo de gestão aqui no Centro de Distribuição da Rede São João,” disse Bianca.
A vontade de aprender e alcançar espaços de maior responsabilidade na empresa faz da Bianca um exemplo para os demais colegas da distribuição que enxergam nela a materialização de alguém que aprendeu, se desenvolveu, e buscou espaço de destaque dentro da Rede.
E para equilibrar a rotina intensa de trabalho, Bianca retomou uma atividade que sempre fez parte de sua vida: a culinária. “Eu amo cozinhar. Hoje consigo conciliar minhas duas atividades. Tenho um restaurante aqui em Passo Fundo junto com minha irmã, e nas horas de folga faço sushi e comida tailandesa. Sigo a tradição da minha avó, e isso me enche de orgulho também”, salienta Bianca.
Iniciativa, um pouco de sorte e atitude positiva
Em um Natal, no ano de 1998, Andrielle Rieffel de Souza (25), na época com 13, moradora de Marau/RS, no norte gaúcho, sentindo a necessidade de ajudar em casa e colaborar com o orçamento da família, pegou por iniciativa própria alguns folhetos de ofertas que estavam em frente à loja da Rede de Farmácias São João, na esquina da praça central, no município, e começou a entregar para todos que passavam.
Era “Feliz Natal” para um, “próspero Ano Novo” para outro, e os folhetos eram passados de mão em mão. Até que alguém cruzou por ela e ganhou pela segunda vez o material. O homem parou, disse que já tinha recebido e perguntou se alguém havia solicitado a ela para realizar esse trabalho. A adolescente curiosa disse que não. Os folhetos estavam ali e ela simplesmente decidiu entregar. O homem ouviu atento e se afastou. Entrou na loja, perguntou aos funcionários sobre a jovem e voltou até ela.
A pessoa para quem ela entregou o material publicitário era o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kapaunn Brair. Seu Pedro agradeceu a iniciativa, anotou o nome de Andrielle e fez uma promessa.
“Ele ficou impressionado com o meu gesto. Me disse para procurar a farmácia quando eu fosse de maior e me daria, na hora certa, uma oportunidade de trabalho. E hoje, aqui estou”, destacou Andrielle.
A jovem contou a história em casa para a mãe e começou naquele momento a alimentar o sonho de um dia trabalhar no varejo farmacêutico. A adolescente não procurou o trabalho prometido logo que chegou à maioridade. “Eu só procurei a Farmácias São João quando me senti pronta para o desafio. Fiz curso de atendente de farmácia, estudei para a profissão e entrei como atendente. Hoje sou encarregada de loja, a caminho de voos maiores dentro da empresa. Agradeço muito a Deus por essa oportunidade e por estar nessa empresa maravilhosa”.
De farmacêutica a diretora comercial
Com o surgimento das tecnologias digitais, onde as mulheres também passaram a trabalhar fora, e isso deu início à chamada jornada dupla, o mercado percebeu rápido o avanço do progresso tecnológico e o crescimento das oportunidades para as mulheres.
A Rede de Farmácias São João tem um papel importante na vida de Cintia Daiana da Silva Ziegler (39). Na empresa há mais de uma década, Cintia já ocupou diversas funções na Rede São João. Começou como farmacêutica em Panambi/RS, no noroeste gaúcho, passou pela gestão, esteve na coordenação por cerca de nove anos, foi gerente distrital, até o convite para assumir como diretora comercial. “Na minha trajetória sempre consegui conciliar a minha vida pessoal com a profissional. Deus, Família e Trabalho são meus pilares de vida, e o presidente, de forma muito carinhosa e especial sempre soube disso. Sou muito grata e admiradora da sua atitude”, destacou Cintia.
A diretora comercial enfrenta a rotina de viagens e compromissos profissionais com bom humor e resiliência. “Eu acredito que tudo que é em excesso não é saudável. A empresa sabe das minhas prioridades, bases, princípios, valores e reconhece isso. A Rede São João tem um ritmo acelerado e eu sou assim também. Sou movida a desafios, gosto de ver as coisas acontecendo e a São João traz isso no seu DNA”, salienta.
Em sua caminhada na empresa, Cintia carrega a experiência de enfrentar duas gestações perdidas, até a glória da gravidez completa. Ela é mãe da Isabella de seis anos e conta com orgulho que a menina “nasceu e cresceu dentro da São João”. “Tanto que ela fala hoje que quer ser farmacêutica e trabalhar na mesma empresa da mãe, pode uma coisa dessas? Isso me enche de orgulho. Esse feedback é valioso e enche meu coração de alegria”, afirma.
Coordenadora por um longo período e ao mesmo tempo sendo esposa e mãe, Cintia é grata pela oportunidade que recebeu. “Eu incentivo muitas mulheres a buscarem seus sonhos e seus objetivos. É possível sim, ser uma boa mãe, uma boa esposa, uma boa amiga e uma boa profissional. Sou uma pessoa resiliente e disciplinada, porque disciplina é isso, é fazer o que tem que ser feito, mesmo que você não tenha vontade. Muito do que aprendi como profissional, aprendi dentro da São João e levo isso adiante. Sempre desenvolvendo, valorizando, promovendo e oportunizando mais e mais pessoas a atingirem seus objetivos”, finaliza Cintia.
A gestão e a liderança feminina
As organizações ganham e muito com o perfil coeso, empático, disciplinado, intuitivo e flexível das mulheres no comando de suas equipes. A capacidade evidente de alternar rotinas, enfrentar diferentes situações e estar acostumada a jornadas duplas e até triplas, contribui para tornar mais positiva a atuação das líderes mulheres no mercado de trabalho.
As mulheres têm se mostrado capazes de gerenciar times grandes e dão conta de muitas demandas com qualidade e cautela. Não há nada que uma mulher não consiga fazer tão bem quanto um homem, e isso permite que elas, cada vez mais, abandonem certos papéis tradicionais. Como vimos nos exemplos mostrados ao longo dessa matéria, percebemos que na 4ª maior rede do varejo farmacêutico do Brasil, isso está fazendo a diferença.
Sobre a São João
A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Atualmente são mais de 980 filiais, 17 mil colaboradores e o compromisso “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.
O atendimento conta com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima.
O cliente também tem disponível a opção de parcelamento em até 6x pelo São Card, crediário próprio da empresa, sem entrada, sem acréscimo, com 30 dias para começar a pagar, sendo necessário para o cadastro apresentar apenas o RG ou CNH física/digital. Outras informações sobre produtos, compras e promoções exclusivas através do site www.saojoaofarmacias.com.br.
Legenda foto: Bianca à esquerda, Andrielle ao centro e Cintia à direita da imagem.
Assessoria de Imprensa Rede de Farmácias São João