Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã inicia paisagismo no Centro Novo
Após executar 70% das obras na Avenida Brasil, onde é implementado o projeto Centro Novo, a Prefeitura de Ivaiporã iniciou a fase de paisagismo, por meio do Departamento de Meio Ambiente e apoio do Departamento de Cultura, com plantio de árvores ao longo da via para torná-la mais agradável e verde. O objetivo é melhorar a aparência do Centro Novo e a qualidade de vida da população.
O plantio de árvores proporcionará uma série de benefícios, como a melhoria da qualidade do ar e das temperaturas – além de sombra para os moradores e visitantes. Com a escolha das espécies adequadas, o Departamento de Meio Ambiente garante a adaptação e a sobrevivência das árvores ao longo do tempo. Além disso, planeja cuidados de manutenção para garantir o crescimento saudável das árvores e a preservação.
“Algumas árvores foram retiradas devido às péssimas condições fitossanitárias. Mas iremos plantar entre 80 e 100 árvores com flores, o que proporcionarão um diferencial estético e ambiental”, antecipou a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski.
Há 15 dias, a diretora do Departamento de Cultura, Luciane Baggio, esteve em Gramado, onde se mostrou encantada com a quantidade de flores nos espaços públicos. “A decoração natalina e o cuidado com as flores nas avenidas me inspiraram a decorar espaços públicos em Ivaiporã. Passei algumas sugestões aos Departamentos de Meio Ambiente, Obras e de Indústria e Comércio, que podem adotá-las com apoio dos comerciantes na preservação das espécies”, contou Luciane Baggio, que acompanhou o início do paisagismo, nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro.
Espécies
Serão plantadas espécies tais como: Ipês, Quaresmeiras, Manacá da Serra, Jasmim Manga e Extremosa, que são apropriadas para a área urbana. “O Centro Novo terá aspecto mais moderno com o paisagismo, luminárias, sinalização horizontal e vertical”, referiu Denise Kusminski.
O projeto de paisagismo na Avenida Brasil é uma iniciativa positiva e espera-se que os moradores e visitantes da região apreciem e valorizem a paisagem verde e arborizada.
Segundo o diretor do Departamento de Obras, Bruno Montoro, a previsão é inaugurar no final de março a Fase I do Centro Novo. Restam 2 canteiros, paisagismo, lixeiras e pinturas. “Embora não esteja concluída é um grande orgulho para a equipe planejar, orçar e executar a obra – graças ao prefeito Carlos Gil e ao vice-prefeito Marcelo Reis, que nos oferecem o apoio necessário e acreditam na nossa capacidade”, declarou Bruno Montoro.
“Idealizamos as obras no Centro Novo para agregar a valorização comercial, mobilidade e acessibilidade urbana, porque a via poderá ser bem utilizada por ciclistas, pedestres e idosos. É a gestão cuidando do centro e dos bairros para que a população tenha melhor qualidade de vida”, afirmou o prefeito em exercício Marcelo Reis.