Nova linha de rações e suplementos aditivados da Cocari
O uso de aditivos na produção de bovinos de corte ou leite tem sido amplamente adotado no país, visando um incremento eficiente e econômico das atividades pecuárias. Pensando no melhor desempenho zootécnico e retorno financeiro aos cooperados e clientes, a Fábrica de Rações Cocari, em parceria com o DEVET – Departamento Veterinário da cooperativa, lançou uma nova linha de produtos, contendo em sua composição a monensina e vitaminas A, D e E.
Qual é a função da monensina?
A monensina é um tipo de ionóforo que tem sido muito utilizado na bovinocultura brasileira como aditivo promotor de crescimento, com o objetivo de aumentar a eficiência alimentar e/ou a taxa de ganho de peso, e também elevar a eficiência da energia da dieta, resultando em maior produção de leite, ou ainda como aditivo anticoccidiano, auxiliando na prevenção e controle das coccidioses.
Os principais efeitos da monensina são: melhor eficiência alimentar e performance animal; efeito sobre a digestibilidade dos alimentos, aumentando a absorção de nutrientes, seja no gado a pasto ou consumindo silagem ou alimentos concentrados, como milho, farelo de soja, aveia, entre outros, além de melhorar significativamente o aproveitamento de rações que contêm esse aditivo; melhora na utilização da proteína, fazendo com que ocorra mais digestão pós-ruminal; e a redução de consumo de alimentos, mantendo o desempenho ou aumentando-o ainda mais, tornando-se uma ferramenta interessante para elevar os lucros da propriedade.
Nova linha
A Cocari apresenta seus novos produtos aditivados, a linha EUROTOP, que contempla as rações 15 e 17% para crescimento, engorda e terminação de bovinos de corte, e a linha 20 e 22%, para vacas leiteiras de média e alta produção em período de lactação.
Além disso, a linha de sais proteinados/proteico-energéticos também vem com a nova fórmula, com os produtos EUROTOP PE 23% e PT 34%, pensando também em incrementar o desempenho em animais criados a pasto.
Todos os produtos desenvolvidos respeitam as dosagens mínimas recomendadas por estudos e fornecedores, para que, quando o produtor utilizar a nova linha, seja proporcionado o aumento no desempenho dos animais e na rentabilidade da atividade pecuária de corte e leite.
Fale com nossos consultores
A Cocari dispõe de zootecnistas e médicos veterinários para auxiliar na melhor tomada de decisão da propriedade e também passar indicações técnicas sobre quais produtos utilizar dependendo dos objetivos, categoria animal e condições ambientais, buscando sempre o melhor custo-benefício e lucratividade para o produtor.
Colaboração: Henrique Vinicius Bondioli Possebon, consultor do DEVET Cocari