Saúde de Rio Bom inicia projeto de ginástica laboral

 Saúde de Rio Bom inicia projeto de ginástica laboral

A Autarquia de Saúde de Rio Bom em parceria com o centro de treinamento Kelly Yuri Higuti e ENBEBRAS inicia o Projeto Ginástica Laboral Trabalhador Foco.

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Dentre as doenças destacamos as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros.

A LER e o DORT são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação.

Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. Algumas das principais, que acometem os trabalhadores, são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões, que são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho e representam custos com pagamentos de indenizações, tratamentos e processos de reintegração à ocupação.

Pensando nisso, a Autarquia de Saúde com a devida parceria já citada, inicia o projeto com a uma avaliação dos trabalhadores, com verificação de pressão arterial, glicemia e um breve questionário sobre a saúde atual dos trabalhadores.

Aqueles trabalhadores com alteração serão encaminhados para realização de exames complementares, o enfermeiro Leandro Bendito, observa que em em Rio Bom, poucos trabalhadores de idade entre 18 a 30 anos apresentam comorbidade, no entanto um bom motivo para iniciar um projeto a longo prazo, para que os mesmos não apresentem complicações futuras.

A educadora física Kelly ressalta os inúmeros benefícios que o alongamento traz para a saúde. “Entre eles podemos destacar a diminuição de tensões, ativação da circulação sanguínea, melhora no posicionamento da coluna vertebral, auxílio na reabilitação de problemas posturais, melhora no funcionamento de todos os órgãos vitais, ajuda nos movimentos do dia a dia, promove redução dos riscos de lesões, diminui dores musculares, melhora a qualidade de vida, aumenta a autoestima e a capacidade de concentração, além de combater o chamado mal do século, o estresse”.

O Secretário de saúde, José Benedito de Andrade e o enfermeiro Leandro agradecem a parceria ENBEBRAS seus participante Sueli e Angélica, sua equipe os agentes comunitário de saúde, Ana Lemes, Sidemar, Ericke, Silvia, centro de treinamento Kelly Yuri Higuti, a todas as empresas e comércio por abrir as portas para este importante projeto.

Outras notícias