Cerca de 800 pessoas percorrem 14,7 km pelo Caminho de Jesus das Santas Chagas de Ivaiporã
O Caminho de Jesus das Santas Chagas de Ivaiporã, que contempla 5 cruzes alusivas as 5 chagas de Cristo, foi percorrido por cerca de 800 pessoas – entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, e organizado pelo diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura de Ivaiporã, Alex Fonseca, com apoio de equipes dos Departamentos de Assistência Social, Esporte, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Viação.
Entre idas e vindas no percurso, Alex Fonseca deu apoio aos peregrinos e equipes circulando de moto para tornar o atendimento mais célere.
Os 14,7 km de fé e devoção a Jesus das Santas Chagas passam a integrar o roteiro turístico religioso de Ivaiporã, lançado neste domingo, dia 27 de novembro, em cumprimento a Lei 3.575 de 26 de julho de 2022. O Caminho de Jesus das Santas Chagas foi criado com o apoio do presidente da Associação Evangelizar, padre Reginaldo Manzotti, e contou com a cobertura jornalística da TV Evangelizar (Curitiba).
O percurso iniciou com uma missa na Diaconia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Nova Porã), celebrada pelo padre da Paróquia Santíssima Mãe de Deus, Edivaldo Ferreira dos Reis. Após a missa, os peregrinos seguiram a imagem de Jesus das Santas Chagas e ouviram as explicações das Santas Chagas feitas pelo ministro da comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Paróquia Santíssima Mãe de Deus, Jair Anacleto. “É muito bonito ver o interesse dos fiéis nas Santas Chagas. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa e a Câmara de Vereadores por tornar lei o roteiro turístico religioso”, afirmou Jair Anacleto.
Os peregrinos passaram pelas Diaconias Santa Rita de Cássia (Vila Rural Ivainópolis), Santa Luzia (comunidade de Santa Luzia), São Lourenço (comunidade do Cruzeirinho) e concluíram o percurso na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (distrito do Jacutinga).
Gratidão
Adriana Fuganti disse que foi uma grande oportunidade para exercitar a fé, encontrar os amigos e a paz. Por outro lado, Lúcia Bagatim mencionou a gratidão a Deus por poder rezar pela própria saúde, pela família e pela nação. E Maria Peron enfatizou o envolvimento do poder público com a fé da população.
Entre os peregrinos estava Laura Dúria, 6 anos, que conduzia a própria cadeira de rodas acompanhada com a mãe. A pequena cadeirante fez parte do percurso e pediu a Jesus das Santas Chagas que a faça parar de sentir dor na mão. Mas nem a dor lhe tirou o sorriso. “Estou achando muito legal o Caminho de Jesus das Santas Chagas, porque nunca participei de uma caminhada”, contou Laura Dúria.
Quem se mostrou muito feliz com a adesão dos peregrinos foi a vereadora Gertrudes Bernardy. “É muito gratificante ver que o projeto do roteiro turístico religioso de Ivaiporã, que apresentei à Câmara de Vereadores, deu certo. De acordo com a Lei 3.575 o Caminho de Jesus das Santas Chagas será realizado anualmente. Mas o percurso é permanente e pode ser feito por quem desejar em qualquer mês do ano”, avisou a vereadora.
No final, Alex Fonseca confessou que o 1º Caminho de Jesus das Santas Chagas superou as expectativas e agradeceu à administração municipal pelo grande suporte, e ao padre Reginaldo Manzotti por acreditar que o projeto daria certo em Ivaiporã, e à TV Evangelizar pela cobertura jornalística.
“Sou grato especialmente aos peregrinos pelo exercício da fé, equipes que deram apoio na condução das ambulâncias e ônibus, e no atendimento à população aferindo a pressão arterial e servindo água. Enfim, mais um desafio vencido”, declarou Alex Fonseca.
De acordo com a Lei 3.575 o Caminho de Jesus das Santas Chagas de Ivaiporã é comemorado entre os dias 24 de setembro a 4 de outubro. Mas, devido ao mau tempo, o início do percurso foi adiado para este domingo, dia 27 de novembro, quando também é celebrado o Dia de Nossa Senhora das Graças.