Crianças atendidas pelos projetos sociais da Prefeitura de Ivaiporã recebem 600 cartilhas do CastraPet
Como parte do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), que é promovido pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), via Fundo Estadual do Meio Ambiente, e parceria da Prefeitura de Ivaiporã, a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski, entregou 600 cartilhas às crianças atendidas pelos projetos sociais Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude, nesta quinta-feira, dia 6 de outubro.
A cartilha, que conta a história da Mila – e os animais de companhia, integra as ações de educação ambiental, aborda sobre a importância da adoção, alerta acerca da responsabilidade quanto à saúde do animal e o crime referente aos maus tratos. Ou seja, tutela responsável do animal. A história da Mila foi explicada as crianças pela engenheira ambiental Joyce Pifano.
Nos dias 2 e 3 de setembro, foram feitas 238 castrações gratuitamente, em Ivaiporã, por intermédio do CastraPet, que objetiva controlar a população de cães e gatos, e prevenir zoonoses. Além das cirurgias os animais foram microchipados.
Na ocasião, os tutores recebem a medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação com orientações e o auxílio necessário de uma clínica de apoio no município – encaminhado pela Unidade Móvel do CastraPet.
O recurso do CastraPet foi de R$75.000,00 e a contrapartida do município de 5% do valor do convênio, que totalizou R$3.750,00. “Este recurso é aplicado pela Prefeitura nas cartilhas e em educação ambiental sobre tutela responsável com os animais. Portanto, a administração Carlos Gil e Marcelo Reis considera muito importante a ação, porque as crianças conhecem mais sobre os cuidados e responsabilidades que devem ter com os pets”, comentou Denise Kusminski.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima