Cocari realiza Campanha Outubro Rosa
A partir desta segunda-feira (03), a Cocari, por meio do Programa Semeando Saúde, inicia a campanha Outubro Rosa de 2022. Anualmente, são feitas atividades com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, aumentando as chances de cura.
Programação
Este ano, as ações na Sede da cooperativa incluem a realização de exames de Papanicolau e autoexame das mamas para colaboradoras e cooperadas de Mandaguari (PR), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no Ambulatório da cooperativa.
Durante o mês de outubro, todos os colaboradores serão convidados a aderir ao Casual Day às sextas-feiras, vestindo rosa para demonstrar apoio à causa. Também serão promovidos dias de maquiagem e sorteio de brindes.
Além disso, o Núcleo Feminino da cooperativa está organizando doações de recursos via PIX para ajudar no tratamento dos pacientes do Hospital do Câncer de Londrina. Batizada de SuperAção, a iniciativa das representantes do Núcleo Feminino é voltada para colaboradores, cooperados e comunidade em geral, que podem contribuir com o valor que for possível para cada um.
Marlene Casado Xander, que é cooperada e coordenadora do Núcleo Feminino em São Luiz, distrito de Marialva (PR), falou sobre a importância de participar da campanha. “Sempre dou minha contribuição como membro do Núcleo Feminino e também como cooperada nas campanhas solidárias, pois sei que nos tornamos melhores quando doamos um pouco de nós para ajudar o próximo. Sei o que é ter um ente querido com câncer e conheço a necessidade do uso de suplementos alimentares pelas pessoas que enfrentam essa doença, porque não conseguem digerir uma dieta sólida adequada para a manutenção do seu organismo e, consequentemente, manter sua saúde”, destacou.
Cenário nacional
Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, mostram que o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres de todas as regiões do Brasil, com taxas mais elevadas no Sul e Sudeste, sendo a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todo o Brasil, com exceção da região Norte, onde a maior causa é o câncer do colo do útero.
Para 2022, são estimados 66.280 casos novos de câncer de mama. Já para o câncer do colo do útero, estima-se 16.710 novos casos.
Artigo científico brasileiro publicado na revista Public Health in Practice, neste ano, revela que as campanhas do Outubro Rosa aumentam as ações preventivas de combate ao câncer de mama. Um exemplo é a busca por mamografia, que cresce 39% no período da campanha e nos meses seguintes.
Doações via PIX em prol do Hospital do Câncer de Londrina*
Chave PIX: eventos@hcl.org.br
Valor: Qualquer quantia
*Os recursos arrecadados serão utilizados para a compra de suplementos alimentares para os pacientes atendidos no hospital.
Redação Cocari com informações da Agência Câmara de Notícias