Expo Cocari Cerrado será realizada nos dias 18 e 19 de março, em Cristalina (GO)
A Expo Cocari na região do Cerrado será realizada nos próximos dias 18 e 19 de março no município de Cristalina (GO), no Instituto Federal Goiano – Campus Cristalina, que fica na Estrada das Lajes, Km 3,5.
O evento retomará o contato presencial com os produtores rurais da região e levará informações relevantes e novas tecnologias disponíveis para aumentar os ganhos de produtividade e rentabilidade, nas propriedades de cooperados e clientes da cooperativa.
A abertura oficial acontecerá dia 18, às 9h. E as inscrições podem ser feitas a partir das 8h, nos dois dias de evento.
A feira técnica contará com a participação dos cooperados da Cocari, produtores, professores e estudantes do Ensino Superior do Instituto Federal Goiano. O evento também contará com a presença das empresas parceiras do agronegócio e palestra sobre Soja, Milho e Câmbio, dinâmica e tendências para os mercados.
No início de fevereiro, a cooperativa promoveu a Expo Cocari no Paraná, no formato presencial. O evento seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e teve grande participação dos cooperados, que puderam trocar informações sobre as novidades em tecnologia oferecidas pela Cocari e empresas parceiras, conhecendo os setores de apoio à produção agropecuária e aproveitando as oportunidades de negócio da feira. Para a Expo Cocari no Cerrado, as expectativas são igualmente positivas e com todos os protocolos de segurança.
Programação
18/03 7h30 – Inscrições
9h – Cerimônia de abertura
9h30 – Visitação
19h – Palestra – Soja, Milho e Câmbio, dinâmica e tendências para os mercados, com Lucas Borges de Oliveira Carlos.
20h – Encerramento
19/03 8h – Inscrições
8h30 – Visitação
14h30 – Apresentação da dupla Bruno e Matheus
16h – Encerramento
Sobre a Cocari
No dia 07 de fevereiro, a Cocari completou 60 anos de trabalho. Sua fundação data da década de 1960, auge da produção cafeeira no Norte do Paraná, quando um grupo de 20 cafeicultores se uniu para lutar por melhores condições de comercialização da produção, liderados pelo Dr. Oripes Rodrigues Gomes. Nascia a Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari, a Cocari.
Com o crescimento da cooperativa, deu-se início ao processo de diversificação de serviços prestados aos cooperados e alcance de novas áreas de atuação.
Em 1984, a Cocari iniciou suas atividades em Goiás, com a abertura do entreposto de Cristalina, participando do Prodecer (Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados).
Em 2009, foi possível realizar uma nova fase de investimentos, constituindo a Divisão Cerrado da cooperativa, com os entrepostos de Cristalina/GO e Campo Alegre de Goiás/GO.
Mais tarde, a cooperativa se estabeleceu em Guarda-Mor/MG (2014), Santo Antônio do Rio Verde, distrito de Catalão/GO (2015), São João D’Aliança/GO (2016), Silvânia/GO (2016), Paracatu/MG (2019), Orizona/GO (2020) e Coromandel/MG (2021).
De acordo com o superintendente da Cocari no Cerrado, Fábio de Souza Xavier, este ano, a cooperativa já se movimenta para ampliar sua área de atuação na região. “Em 2022, estaremos em 13 municípios com 15 unidades de negócio, e não para por aí, seguimos firmes levando a Cocari onde o agro é próspero e onde os produtores querem a Cocari como parceira”, destacou.
Atualmente, a cooperativa tem mais de 2.000 profissionais, atendendo mais de 9.400 cooperados. Conta com mais de 70 Unidades, nos Estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, compostas por estruturas de recebimento, armazenamento e comercialização de grãos e lojas agropecuárias com completo mix de produtos, para a produção agrícola e pecuária, consultoria técnica especializada, farmácia veterinária, máquinas e implementos agrícolas.
A Cocari também atua desenvolvendo pesquisa agronômica para aumentar a qualidade dos produtos e rentabilidade dos cooperados e, além da Expo Cocari, realiza Dias de Campo locais para difusão de tecnologias.
A cooperativa dispõe de linha própria de Café, Éfforos – linha de insumos de Tecnologia de Aplicação e Nutrição Vegetal, Sementes e Rações, desenvolvidas para atender as necessidades dos produtores e agregar valor à produção de nossos cooperados.
Sua moderna fábrica de fios de algodão em Mandaguari (PR) é reconhecida pela qualidade de seus produtos. O complexo de nutrição animal, no mesmo município, é um dos mais completos do sul do Brasil, atendendo diversas linhas de produção: bovinos, aves, suínos, equinos, pets e peixes.
Tendo ingressado no setor de piscicultura, a cooperativa desenvolve projeto de fomento à criação de tilápias e conta com uma Unidade de Beneficiamento de Pescado em Alvorada do Sul (PR), onde realizará o abate da produção. Com a Cooperativa Central Aurora Alimentos, a Cocari também atua no fomento avícola, obtendo excelentes índices de eficiência produtiva junto aos produtores integrados.
A intercooperação também facilita o trabalho de cooperados e impulsiona o crescimento da cooperativa com a Rodocoop, no segmento de transporte; com a Coonagro, no fornecimento de fertilizantes; e com a UniTI, no compartilhamento de tecnologia da informação.
As Sementes Cocari são cultivadas sob rigoroso acompanhamento técnico e recebem tratamento industrial nas Unidades de Beneficiamento de Sementes localizadas em Faxinal (PR) e Cristalina (GO), com o apoio do Laboratório de Análise de Sementes da Cocari, em Mandaguari (PR).
Nossos produtos estão disponíveis nas unidades, loja agropecuária e também e-commerce, por meio da plataforma vitacampo.com.br, setores em que a Cocari vem registrando resultados muito positivos.