Apucarana abre programação do “Mês da Mulher”

 Apucarana abre programação do “Mês da Mulher”

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Mulher e de Assuntos da Família, abre hoje a programação que marca o “Mês da Mulher”. As mulheres de Apucarana terão uma programação especial ao longo de março, organizada pela prefeitura em parceria com outras entidades públicas e privadas.

Já nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, começa uma campanha de homenagem a algumas mulheres apucaranenses que tiveram ou têm uma atuação de destaque na comunidade. “A cada dia iremos lembrar de uma figura importante, com homenagens a mulheres que já se foram e também valorizando personagens que seguem atuando atualmente em Apucarana”, informa a secretária da mulher, Denise Canesin.

A secretária lembra que a campanha será aberta nesta terça-feira, com uma homenagem à professora e ex-chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Onide Balan Sardinha. “Aos 67 anos, ela foi mais uma vítima da Covid-19 em Apucarana, em 2021. Maria Onide amava ser educadora e se dedicou de corpo e alma ao seu ofício. Ficará para sempre marcada na história, por ser uma profissional respeitadíssima e que era exemplo para a sua categoria”, destaca Denise Canesin.

O prefeito Junior da Femac diz que foi planejado um mês de atividades que atendem a todas as faixas etárias. “São ações que têm como objetivo mostrar a importância das nossas mulheres, trabalhadoras, empresárias, profissionais liberais, religiosas e, enfim, várias outras que tem atuação destacada no município”, informa o prefeito Júnior da Femac, reiterando que a administração municipal tem, mantém em suas políticas públicas, “um olhar permanente para as crianças, mulheres e idosos”.

Ele convida todas as mulheres apucaranenses a prestigiarem os eventos, que iniciam nesta terça-feira, dia 8 de março e seguem até o dia 31. Serão desenvolvidas diversas ações pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Câmara de Vereadores, Câmara da Mulher Empreendedora, instituições de ensino superior e de fomento, clubes de serviços, entre outros parceiros.

Ainda nesta terça-feira, acontece no Cine Teatro Fênix, a 8ª Noite da Mulher Educadora. No evento serão homenageadas 59 mulheres do segmento.

Também está previsto para esta terça-feira o “Tour Vivência – Viver Mais 80”. O primeiro grupo de quarenta mulheres, com idade superior a 60 anos, participarão de um passeio na Serra de Apucarana, com visita à Vinícola Casa Carnasciali. Outros passeios irão acontecer ainda nesta semana.

Também já está funcionando o atendimento do “Disque Mulher”. Um serviço onde a prefeitura, ao longo de todo este mês, irá disponibilizar uma linha telefônica exclusiva para atendimento psicológico sigiloso e gratuito. “Mais uma ação de grande relevância da nossa gestão em atenção à saúde mental da mulher, onde profissionais irão realizar atendimento e encaminhamento de pessoas em situações de sofrimento, crises emocionais e violências”, anuncia a secretária da Mulher, Denise Canesin. O serviço – pelo celular 99626-7562 – será de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

 

Outras notícias