DER começa a definir vencedor da licitação para duplicar a PR-445, no Norte do Estado

 DER começa a definir vencedor da licitação para duplicar a PR-445, no Norte do Estado

Abertura dos envelopes de habilitação da duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville – Curitiba, 16/11/2021 – Foto: DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu nesta terça-feira (16) os envelopes com documentos de habilitação das participantes na licitação de duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville, distrito de Londrina, na região Norte. Agora a comissão de julgamento vai analisar a documentação e publicar em Diário Oficial e no portal Compras Paraná o resultado e a classificação final, definindo a empresa ou consórcio vencedor.

A publicação dá início a período de recursos e contrarrazões ao resultado, que serão devidamente avaliados pelo DER/PR e respondidos, podendo alterar ou não o resultado da licitação. Concluída esta etapa, tem início os trâmites internos para assinatura do contrato, seguida pela emissão da ordem de serviço e início dos trabalhos.

A obra prevê restauração da pista existente e duplicação do trecho de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.

A pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,60m cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 metros a 9 metros de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado.

No local onde não será possível a separação por canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado. O prazo para concluir a obra é de 18 meses.

A elaboração do projeto integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e os recursos para executar a obra são do programa Avança Paraná.

Outras notícias