A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) e da Sala de Educação Ambiental, promoveu, na quarta-feira (21) uma atividade educativa com cerca de 20 crianças, de 6 a 12 anos, da Escola do Trabalho. A iniciativa integra as ações do Projeto Abelha é Vida e destacou a importância das abelhas nativas para o equilíbrio da natureza, a polinização e o aumento da produção de alimentos.
A atividade foi feita na Sala de Educação Ambiental, um espaço exclusivo dentro da SEASPMA, destinado a palestras e ações educativas. O ambiente permite aproximar estudantes de diferentes faixas etárias de temas ambientais, por meio de orientações e experiências que estimulam o aprendizado e a conscientização.
Durante a atividade, as crianças aprenderam como as abelhas contribuem para a reprodução das plantas, a manutenção da biodiversidade e a produção de diversos alimentos. A programação também contou com uma experiência prática no Meliponário Abelha Vida, instalado no pátio da Secretaria, anexa ao Parque dos Pássaros.
No meliponário, os alunos puderam observar as abelhas nativas de perto, acompanhar a movimentação e conhecer o interior das colônias, visualizando como esses insetos se organizam e trabalham. A visita proporcionou uma experiência prática, complementando o conteúdo apresentado na palestra e permitindo que as crianças compreendessem melhor o papel das abelhas na natureza.
Estiveram presentes o secretário da pasta, Valdecir Scarcelli, e a diretora de Agricultura, Vicky Vergara. A palestra foi ministrada pelo servidor municipal Deivid Volpato, idealizador e fundador do Projeto Abelha é Vida, iniciativa voltada à educação ambiental e à valorização das abelhas nativas.
Segundo Scarcelli, eventos como esse são fundamentais para aproximar as novas gerações das questões ambientais. “Esse tipo de atividade é muito importante para divulgar a importância do cuidado com o meio ambiente. As crianças são o futuro da humanidade e precisam desenvolver, desde cedo, a consciência sobre o valor da natureza e a necessidade de cuidar dela”, destacou.
Para Volpato, compartilhar conhecimento e despertar a curiosidade dos estudantes torna a experiência gratificante. “É muito gratificante trabalhar com as crianças e compartilhar esse conhecimento. É empolgante ver a curiosidade delas, as perguntas e o interesse em aprender sobre as abelhas e sua importância para a natureza”, afirmou.
A coordenadora da Escola do Trabalho, Josiane Magda Carnaval, ressaltou que as atividades externas e as experiências práticas enriquecem o aprendizado e ampliam as vivências dos alunos. Ela também agradeceu à Secretaria pela parceria e pela oportunidade de proporcionar esse contato direto com a natureza.
A ação reforça o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo município, utilizando a Sala de Educação Ambiental e o Meliponário Abelha Vida como espaços de aprendizagem para incentivar o conhecimento sobre as abelhas nativas e a importância dos polinizadores para a biodiversidade e a produção de alimentos.
SEASPMA promove atividade educativa em Arapongas sobre a importância das abelhas nativas




