A Copel, com apoio da Prefeitura Municipal, notificou as operadoras de internet e telefonia que prestam serviço em Cândido de Abreu, no Norte do Paraná, para um mutirão de regularização de cabos de telecomunicações. O serviço foi executado nesta terça-feira (20) em 28 postes das avenidas Cândido de Abreu, Paraná e Visconde Charles de Laguiche. A ação removeu 270 quilos de sucata de cabos aéreos. Um novo mutirão será realizado ainda neste ano, em data a ser definida, nos trechos dessas vias que não foram contemplados nesta etapa.
A Copel ressalta que a responsabilidade pela manutenção da fiação de internet e telefonia cabe às operadoras, de acordo com normas estabelecidas em resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o compartilhamento de postes.
Este foi o primeiro mutirão realizado na cidade em 2026. O prefeito de Cândido de Abreu, Renan Menck Romanichen, avaliou a ação como positiva. “A iniciativa demonstra a importância do trabalho conjunto entre o município, a Copel e as operadoras, unindo esforços para promover melhorias na infraestrutura urbana e na qualidade dos espaços utilizados diariamente pela população. Seguiremos apoiando ações que contribuam para uma cidade mais organizada, segura e preparada para o futuro”, destaca.
De acordo com o técnico regional de Compartilhamento da Copel, André Sena, a primeira força-tarefa do ano na cidade foi bem-sucedida. “Agradecemos o apoio da Prefeitura e a participação das operadoras, que se engajaram no serviço e os resultados foram acima do esperado. Nos próximos dias, faremos uma reunião para definir a data do novo mutirão visando a continuidade dos trabalhos de regularização dos cabos de telecomunicações em Cândido de Abreu”, informa.
Manoel Ribas receberá mutirão em novembro
A Copel, com apoio da Prefeitura Municipal, vai agendar para o mês de novembro uma ação de regularização na Avenida Sete de Setembro, em Manoel Ribas, cidade próxima a Cândido de Abreu. Doze operadoras de telecomunicações já foram notificadas. A data do mutirão de regularização será divulgada nos próximos dias.
Informe sobre fios soltos
Casos de cabos de internet e telefonia que ofereçam risco à população podem ser informados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.




