Jogos Universitários do Paraná marcam a retomada dos jogos oficiais de rendimento no estado
Marcando a retomada dos jogos oficiais de rendimento no Paraná, quatro municípios da região centro-norte do estado sediaram a 60ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPS). No último sábado (28), Apucarana, Arapongas, Cambira e Jandaia do Sul receberam 50 equipes, de 11 universidades, com a participação de mais de 500 pessoas, entre atletas, dirigentes e árbitros.
As disputas da competição ocorreram em sete modalidades: basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, atletismo e voleibol, realizadas em um único dia, devido aos cuidados com os protocolos sanitários em virtude da covid-19. O coordenador de esporte de rendimento da Superintendência de Esporte, Emerson Venturini, destaca o trabalho difícil e exitoso de planejamento e execução. “Foi um trabalho árduo para a retomada dos jogos, requiriu um planejamento extenso, com todos os cuidados sanitários, para que a gente conseguisse realizar o evento em um único dia. Recebemos com muito carinho as instituições de ensino superior do estado do Paraná”.
Dentre outros objetivos, os JUPS possibilitam o redimensionamento dos valores sócio-culturais-esportivos dos participantes e estimulam o desenvolvimento técnico nas instituições de ensino superior. Além disso, o Presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), Ney de Lucca Mecking, cita as oportunidades criadas para os alunos-atletas. “Muitas vezes, eles têm a possibilidade de cursar em faculdades com bolsas de estudos ou com descontos na mensalidade, para que possam no futuro, quando encerrarem as suas vidas esportivas, ter uma profissão e contribuir com a sociedade de maneira geral. Então, esse momento que os atletas vivem enquanto desportistas universitários é muito importante porque é a base para todo o seu futuro profissional”, afirma Mecking.
Atleta da natação pela Unicesumar, Alessandra Marchioro conquistou cinco medalhas de ouro e foi um dos destaques da modalidade. Nos Jogos Sul-Americanos de 2014, realizados em Santiago, no Chile, Alessandra conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100m livres e a medalha de prata nos 50m livres. Com as conquistas no JUPS, a nadadora espera obter bons resultados na etapa nacional. “Gostei dos resultados, foram bem bons para a faculdade e para mim também. Para a etapa nacional espero dar o meu melhor e alcançar meus objetivos, que é conquistar medalhas”, comemora a atleta.
Os campeões têm vagas garantidas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), que serão realizados entre os dias 10 e 18 de outubro em Brasília. “O mais bacana é que esse pessoal que foi campeão aqui no Paraná vai para os Jogos Universitários Brasileiros e pode ter a oportunidade de disputar os Jogos Mundiais Universitários”, explica Venturini. Os Jogos Mundiais Universitários ocorrem entre 26 de junho e 7 de julho de 2022, em Chengdu, na China.
Masculino
1º UNICESUMAR
2º UNIOESTE
Feminino
1º UNICESUMAR
2º UNIOESTE
NATAÇÃO – Clique aqui
Masculino
1º UNICESUMAR
2º UEL
3º UNIOESTE
Feminino
1º UNICESUMAR
2º UEL
3º UEPG
JUDÔ – Clique aqui
Masculino
1º UNICESUMAR
2º UEL
3º UNIOESTE
Feminino
1º UNICESUMAR
2º UEL
3º UNIAMÉRICA
HANDEBOL – Clique aqui
Masculino
1º UNICESUMAR
2º FATEB
Feminino
1º FAG
2º UNICESUMAR
FUTSAL – Clique aqui
Masculino
1º UNICESUMAR
2º FATEB
Feminino
1º FATEB
2º UNIGUAIRACÁ
3º UNICESUMAR
BASQUETEBOL – Clique aqui
Masculino
1º INTEGRADO
2º UNICESUMAR
Feminino
1º UNIAMÉRICA
2º UNICESUMAR
3º INTEGRADO
Masculino
1º UNICSUMAR
2º INTEGRADO
3º UNIOESTE
Feminino
1º UNICESUMAR
2º FATEB
3º UEPG