O governo federal vai liberar, nesta quarta-feira, 15, um lote extra do abono salarial PIS/Pasep, voltado a trabalhadores que não receberam o benefício nos pagamentos regulares por falhas no envio de informações pelas empresas. Ao todo, cerca de 1,6 milhão de pessoas devem ser beneficiadas, somando R$ 1,5 bilhão em pagamentos.
O abono é uma espécie de “14º salário” pago a quem trabalhou com carteira assinada e recebeu até dois salários mínimos mensais no ano-base. O valor pode chegar a R$ 1.518, equivalente a um salário mínimo, e varia conforme o número de meses trabalhados.
Quem tem direito ao lote extra
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o pagamento é destinado a quem:
Teve carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023;
Recebeu até dois salários mínimos por mês, em média, no ano-base 2023;
Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
Teve os dados corrigidos pelos empregadores no sistema eSocial ou RAIS até junho deste ano.
Para consultar se tem direito ao benefício, o trabalhador pode entrar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, usando CPF e senha do gov.br, ou fazer a consulta pelo telefone 158, do Alô Trabalho.




