Prefeitura de Ivaiporã executa pista de MotoCross com 800 metros de comprimento no Jardim Nova Porã
Em breve, os amantes da adrenalina sob 2 rodas poderão competir na pista de MotoCross de Ivaiporã, que se encontra em execução no Jardim Nova Porã, onde a Prefeitura adquiriu um terreno para construir casas populares. Mas, parte do terreno, com declive acentuado, não era adequada para edificações. Por isso, o prefeito Carlos Gil e a vice-prefeita Gertrudes Bernardy atenderam um sonho antigo de cerca de 200 esportistas, que praticam MotoCross, e decidiram executar o projeto que tem 800 metros de comprimento, com características técnicas que atendem às exigências para competições estaduais.
A partir da década de 90, Ivaiporã sediou grandes competições, como, por exemplo, o Campeonato Paranaense de Motocross, que atraia cerca de 100 pilotos do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Paraguai – e público estimado em 20 mil pessoas. “Agora, Ivaiporã terá uma pista própria para treinos e competições”, afirmou Carlos Gil, enquanto acompanhava os serviços com os secretários municipais de Obras (Bruno Montoro), Meio Ambiente (Jeferson Palopoli), Viação (Gustavo Sacco) e Esporte (Yan Santos).
As rampas estão em fase de conclusão e a 1ª etapa está praticamente pronta. Mas o prefeito Carlos Gil alertou aos amantes do esporte que a pista ainda não está sinalizada – e nem liberada para uso. “É preciso sinalizar e fazer testes para garantir a segurança dos pilotos de MotoCross. Por isso, peço paciência para que possamos entregar uma estrutura adequada e segura”, insistiu o prefeito.
Incentivo à modalidade
Antes das provas estaduais o objetivo é incentivar a modalidade no município e no Vale do Ivaí para que os pilotos se familiarizem com a pista. “No 1º semestre, esperamos realizar as primeiras provas de MotoCross, incluindo competições oficiais, como o Campeonato Paranaense. Mas vamos avançar com calma, estruturando bem a pista – incluindo áreas de acomodação, plantio de grama, banheiros e outros detalhes para oferecer um espaço completo para os competidores e o público”, antecipou Carlos Gil.
A pista foi desenhada por profissionais, obedecendo aos requisitos técnicos e de segurança. A velocidade média por volta é de 55 km/h, o que proporciona diversão sem comprometer a integridade dos pilotos.
“Eventos esportivos como o MotoCross atraem competidores de outras regiões, acompanhados por familiares e amigos, o que movimenta a rede de comércios e serviços do município. É mais uma forma de estimular a economia, unindo esporte e turismo”, opinou o prefeito, informando que a obra é executada com recursos próprios da Prefeitura.
Terreno apropriado
Segundo Bruno Montoro, após estudos técnicos, constatou-se que aquele terreno, devido à declividade e características do solo, seria apropriado para a implantação da pista. “Assim, o município decidiu aproveitar o espaço para trazer um esporte
empolgante para a cidade, transformando uma área que seria subutilizada em um ponto de lazer e incentivo ao MotoCross”, disse Bruno Montoro.
Paulo Caramez, que é construtor de pistas de MotoCross, há 30 anos, com 18 dedicados à Confederação Brasileira de Motociclismo, também acompanhou a execução dos trabalhos. “O objetivo principal ao projetar esta pista foi garantir qualidade técnica e segurança, e acredito que conseguimos alcançar o objetivo com o apoio excepcional da Prefeitura de Ivaiporã. Inclusive agradeço à gestão Carlos Gil pelo empenho e por se mostrar extremamente comprometida e responsável. Trabalho com prefeituras do Brasil. Mas é raro encontrar uma equipe tão dedicada como a de Ivaiporã”, garantiu Paulo Caramez.
A pista de Ivaiporã foi projetada para receber competições regionais, estaduais e a Copa Sul de MotoCross. Conforme Paulo Caramez também haverá espaço de boxe compatível com esses tipos de competições. “O Campeonato Estadual, por exemplo, pode trazer mais de 300 pilotos com famílias, gerando estadias em hotéis, consumo em restaurantes, postos de gasolina e supermercados, além de promover a cidade como destino esportivo”, lembrou Paulo Caramez.