Prefeito Carlos Gil afirma que sistema de drenagem suportou bem chuvas em Ivaiporã
Após chover cerca de 400 milímetros, entre os dias 7 e 10 de dezembro, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, se reuniu com os secretários municipais de Meio Ambiente (Denise Kusminski), Obras (Bruno Montoro), Viação (Ilson Gagliano) e Assistência Social (Silvana Pessutti), e com o coordenador de Serviços Urbanos, Jeferson Teixeira Palopoli, e com o responsável pelos prédios públicos, Djalma Périco. O objetivo foi avaliar os danos causados pelas chuvas.
Apesar do volume de chuva a situação no município de Ivaiporã está sob controle. Ponte alguma foi destruída, enquanto alguns bueiros transbordaram. Mas não arrebentaram.
Durante o período de chuva as equipes das citadas secretarias municipais mantiveram monitoramento e constataram que caíram algumas árvores e casos pontuais de alagamentos. Apenas 2 casas foram desocupadas devido ao risco de desabamento de muros. A Defesa Civil orientou a saída dos moradores e providenciou lonas para evitar problemas.
Casos pontuais
“Em relação às casas alagadas, foram poucas, especialmente aquelas próximas a rios e em áreas baixas da cidade. De forma geral, o sistema de drenagem da cidade suportou bem. Houve alguns alagamentos pontuais, como na Avenida Tancredo Neves, onde precisamos aumentar as galerias, e na Rua Aquidauana, onde o problema foi resolvido com a implantação de galerias pluviais, suportando o volume de água e restando os acabamentos e o asfalto”, resumiu Carlos Gil.
A Prefeitura destinou cestas básicas a quem precisou e logo que a água baixar será executado o trabalho de desassoreamento em áreas problemáticas dos rios. “De maneira geral, Ivaiporã respondeu bem à situação se comparada a diversas cidades do Estado”, afirmou Carlos Gil.