Apucarana se prepara para o 1º Congresso Paranaense de Síndrone de Down
Um fato inusitado vai marcar o início de um grande evento de inclusão, que será sediado em Apucarana entre os dias 22, 23 e 24 de novembro. A palestra de abertura do 1º Congresso Paranaense de Síndrome de Down vai ocorrer a céu aberto, às 19 horas do dia 22, na Praça 28 de Janeiro.
O congresso, que ao longo de três dias contará com 4 grandes palestras e 15 minicursos, reunirá cerca de 300 participantes de todo o Paraná, entre pessoas com Síndrome de Down e familiares, além de profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social.
“Esse será um evento que vai coroar todo o trabalho de inclusão que vem sendo realizado em Apucarana nos últimos anos”, resumiu o prefeito Junior da Femac, durante encontro de preparação do evento, que ocorreu nesta quinta-feira (07/11) no gabinete municipal. A promoção é da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), em parceria com a Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD), Associação Download de Apoio à Síndrome de Down (Download) e Prefeitura de Apucarana.
Detalhes do evento foram discutidos entre o prefeito Junior da Femac e Liana Lopes Bassi, presidente da FEPASD e diretora técnico-científica da Associação Download, que estava acompanhada d Fabíola Acosta, fundadora da Associação Download, da publicitária Luiza Acosta, que tem síndrome de Down, e do jornalista Claudemir Hauptmann. Também participaram da reunião de organização do evento os secretários municipais de Assistência Social, Juliano Dala Costa, da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, da Promatur, Maria Agar, e o superintendente de Segurança, tenente-coronel José Facio, além de representantes das secretarias de Educação e Saúde.
Junior da Femac afirma que a Prefeitura como co-realizadora está dando todo o suporte para a realização do evento. “A primeira atividade será uma caminhada de mobilização pública, que acontecerá às 16 horas do dia 22
entre as praças do Redondo e a Praça Rui Barbosa. Tudo isso contará com o apoio da nossa Guarda Municipal e dos agentes de trânsito”, pontua.
Junior da Femac também salienta que o evento será uma oportunidade de capacitação para servidores municipais, especialmente das áreas de saúde, educação e assistência social. “O congresso proporcionará uma atualização valiosa para profissionais que atuam com pessoas com deficiência e será também um momento para troca de experiências e de socialização. É um orgulho para Apucarana sediar esse primeiro congresso, pois vem ao encontro de tudo o que fizemos na área da inclusão”, reitera Junior da Femac, acrescentando que a Promatur também estará organizando um tour, disponibilizará a Banda Municipal e proporcionará também diversos momentos artísticos e culturais durante o congresso.
De acordo com Liana Lopes Bassi, presidente da FEPASD e diretora técnico-científica da Associação Download, o congresso será um evento inovador que visa empoderar pessoas com Trissomia 21 (T21) e suas famílias, promovendo o respeito aos seus direitos, incentivando a defesa pessoal e garantindo segurança e autonomia.
PALESTRAS – Liana reitera que o congresso terá palestrantes que são referência no Brasil em inclusão e Síndrome de Down. A palestra de abertura será “Avanços e perspectivas do movimento das pessoas com deficiência para a efetiva inclusão, com o palestrante Antonio Carlos Sestaro, que acontecerá às 19 horas do dia 22 de novembro, na Praça 28 de Janeiro.
No dia 23, das 8h30 às 10 horas, no campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), haverá a palestra “A educação inclusiva se faz na rede regular”, com a professora doutora Meire Cavalcante. Ainda no dia 23, a partir das 13h30, haverá a palestra “Como promover uma aprendizagem que impulsione o desenvolvimento das pessoas com T21”, com a professora doutora Neide da Silveira Duarte de Matos. Já no dia 24, a partir das 8h30, haverá a palestra “Pesquisas em cognição e perspectivas na Síndrone de Down/T21”, com a professora doutora Ana Cláudia Brandão.
MINICURSOS – O Congresso, que tem por tema “Tenho Síndrome de Down, e daí?, também contará com 15 minicursos direcionados a diversos profissionais como médicos, dentistas e demais da saúde, além das áreas de educação, direitos das pessoas com deficiência e assistência social. Durante a programação, também funcionarão paralelamente o Espaço Berçário (destinado a crianças de 0 a 6 anos), Espaço da Criança (faixa etária de 6 a 15 anos) e Espaço Jovens, Adultos e Autodefensoria (acima de 16 anos), além de estandes para informações e orientações sobre direitos das pessoas
com deficiência, alimentação saudável e Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Além dos profissionais que atuam na rede de atendimento, o congresso também vai reunir pessoas com Síndrome de Down e familiares, promovendo o acesso ao conhecimento e sobre os avanços já alcançados. Em todas as palestras, haverá depoimentos de pessoas com Síndrome de Down, falando da sua vida, das coisas que elas fazem, dos seus projetos e das suas conquistas”, afirma, observando que o cerimonial também será conduzido por uma pessoa com síndrome de down.
Inscrições para as palestras e minicursos, além de mais informações, podem ser obtidas no site www.download21.org.br.