VALE DO IVAÍ – Obras do Paraná Trifásico aumentam qualidade e segurança da energia

 VALE DO IVAÍ – Obras do Paraná Trifásico aumentam qualidade e segurança da energia

Equipes de projetos e construção de redes da Copel estão em campo no Vale do Ivaí para a execução de obras do programa Paraná Trifásico, que contempla atualmente 17 municípios da região. Ao todo, 571 quilômetros de redes elétricas estão projetadas ou já em fase de construção. Outros 83 quilômetros foram concluídos em 2020.

São oito os municípios do Vale do Ivaí que já possuem as novas redes trifásicas, com expansões em andamento: Apucarana, Arapuã, Califórnia, Cambira, Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre e Marilândia. Em Bom Sucesso há redes em construção e o trabalho se estenderá nos próximos meses para Ariranha do Ivaí, Godoy Moreira, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Lunardelli, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São João do Ivaí.

O gerente regional de Projetos e Obras da Copel, Aparecido Alberto Tomazeli, explica que além do reforço na rede para possibilitar o funcionamento de motores no campo, a rede já está sendo construída em um padrão que evita os desligamentos. “A rede trifásica já está sendo instalada com proteção contra o toque de galhos de árvores ou outras interferências externas. Então, o produtor terá uma energia com menos desligamentos e oscilações”, afirma.

Outro benefício destacado por Tomazeli é que, com a expansão da malha trifásica, o custo de conexão à rede tende a reduzir significativamente para os clientes que tiverem interesse em migrar seu padrão monofásico.

Outra melhoria destacada por ele é que as redes que passam por meio da mata estão sendo transferidas para as margens de rodovias, facilitando o acesso das equipes para manutenções. É o caso de obras realizadas em diversos municípios da região, como Jardim Alegre, Faxinal, e Arapuã, que tiveram novas redes entregues no fim de abril.

“Para o segundo semestre temos duas obras grandes previstas: a conclusão de uma interligação de 45 quilômetros entre Faxinal e o Bairro dos França e a construção de 60 quilômetros de novas redes, passando por Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí e Grandes Rios”, diz Tomazeli.

Outras notícias