7ª Caminhada Internacional na Natureza de Ivaiporã supera expectativa com mais de 700 inscritos

 7ª Caminhada Internacional na Natureza de Ivaiporã supera expectativa com mais de 700 inscritos

Aqueles que apreciam atividade física em meio à natureza – especialmente após as piores fases da pandemia do coronavírus (Covid-19) se inscreveram na 7ª Caminhada Internacional na Natureza de Ivaiporã – circuito Salto do Bulha, que foi realizada, neste domingo, dia 24 de abril, pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio dos Departamentos Municipais de Turismo e de Meio Ambiente, com apoio do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros e instituições parceiras.

A 7ª Caminhada Internacional na Natureza superou a expectativa com mais de 700 inscritos online e presencial.

A concentração para quem dependia de transporte público gratuito aconteceu no Parque Jardim Botânico, onde dezenas de caminhantes fizeram a inscrição, enquanto 461 efetuaram pelo site https://www.ecobooking.com.br.

O café da manhã opcional foi servido no Recanto Charanga, onde foram feitas mais inscrições, alongamento e dadas as boas-vindas aos caminhantes pelos diretores dos Departamentos Municipais de Turismo e de Saúde, Alex Fonseca e Cristiane Pantaleão, e pela presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy – adeptos de práticas esportivas.

 

Beleza naturais

“Caminhar na Natureza é reunir familiares e amigos, e curtir as belezas naturais”, afirmou Alex Fonseca, que agradeceu aos servidores dos Departamentos Municipais de Turismo, Meio Ambiente, Obras, Saúde e Assistência Social, e à Secretaria Municipal de Educação, bem como às instituições parceiras. “Trata-se de um trabalho realizado pela Prefeitura, por cerca de 30 dias, com diversos apoios. A trilha de 12 km foi pensada com carinho para que os caminhantes realizassem o percurso com segurança”, acrescentou Alex Fonseca.

Em seguida, Cristiane Pantaleão, Gertrudes Bernardy e a gerente regional do IDR-Paraná, Alini Machado, defenderam a importância da atividade física para garantir qualidade de vida e cumprimentaram caminhantes que vieram de Jardim Alegre, Arapuá, Guarapuava, Rio Branco do Ivaí, Apucarana, Maringá, Londrina, Faxinal, Lunardelli, Lidianópolis e Rosário do Ivaí – por exemplo.

Além do percurso de 12 km moderadamente severo, os caminhantes foram recebidos no Sítio António pelos proprietários Antônio Belarmino Leão e Adelaide Leão, que ofereceram café da manhã – sem qualquer custo. O casal mantém um museu, há 60 anos, à disposição daqueles que gostam de história. “Parabenizo o prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis pela realização da Caminhada na Natureza, porque podemos receber visitantes e mostrar um pouco da história de Ivaiporã”, comentou Adelaide Leão.

Os caminhantes deram uma pequena pausa na Cachoeira do Bulha e seguiram a trilha devidamente sinalizada pela organização da 7ª Caminhada Internacional na Natureza, que que contou com apoio do Governo do Estado, IDR-Paraná Municipal, Ecobooking, IVV (Internationaler Volksporter Verbunden), Anda Brasil, Caminhada na Natureza Paraná, Turismo Rural (IDR-Paraná), Fatec, Campus do IFPR, Campus da UEM, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Outras notícias