6 aprovados no PSS Jovem Aprendiz da Prefeitura de Ivaiporã iniciam aulas teóricas
A Prefeitura de Ivaiporã, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início à formação dos 6 aprovados no PSS Jovem (Edital 117 de 13 de julho de 2023), que é regido pela Lei 10.097/2000, com o objetivo inserir e capacitar jovens entre 14 e 24 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e risco social, para o mercado de trabalho, durante o período de 2 anos.
Os jovens passam por formação sob com a coordenadora regional do Centro de Integração Empresa-Escola de Apucarana, Roseli Paetzold, que orienta áreas teóricas como Matemática, Administração, Formação Humana, Legislação, Lei da Aprendizagem, Informática e Português. Além disso, os jovens aprendem a lidar com a área administrativa, arquivo, atendimento, emissão de documentos e elaboração de ofícios. São 1280 horas – 400 teóricas e 880 práticas.
“Após 20 dias de aulas teóricas, em consonância com o Artigo 428 e seguintes da CLT, bem como com as normativas do Ministério do Trabalho e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os jovens irão assumir as respectivas funções na Prefeitura – devidamente certificados pelo Centro de Integração Empresa-Escola. Após iniciarem os trabalhos na Prefeitura, os jovens terão aula teórica uma vez por semana”, explicou Roseli Paetzold.
Oportunidades
A assistente social e coordenadora do programa de aprendizagem da Secretaria Municipal de Assistência Social, Hellenn Costa, citou a importância de oferecer oportunidades aos jovens. “Desta forma, os jovens podem ingressar o mercado de trabalho, após 2 anos, com experiência adquirida na área pública. Inclusive há vários jovens efetivados em empresas”, lembrou Hellenn Costa.
Laura Fernandes, que é Jovem Aprendiz, irá trabalhar no Setor da Licitação da Prefeitura. “Irei valorizar a oportunidade e espero que se abram mais portas para o mercado de trabalho”, comentou Laura Fernandes.
Passam por formação no PSS Jovem Aprendiz: Laura Alves Fernandes (Setor de Licitação), Renata de Oliveira Romanio (Secretaria de Assistência Social), Gustavo de Oliveira Ferreira (Secretaria de Indústria e Comércio), João Otávio Dutra (Agência do Trabalhador), Gustavo Zeferino Couto (Secretaria de Cultura) e Gabriela Bassi Patrício (Secretaria de Cultura).
O programa Jovem Aprendiz contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, tais como ODS 1 – Erradicação da Pobreza, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10 – Redução das Desigualdades e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.