3.434 pessoas estão em isolamento domiciliar em Maringá

 3.434 pessoas estão em isolamento domiciliar em Maringá

No início da pandemia, não era incomum notícia do Ministério Público acionando cidadão que descumpria o isolamento domiciliar. Situação mais frequente em cidades pequenas, onde o controle é mais fácil. Mas neste estágio da pandemia com a alta no número de casos, este tipo de ação é cada vez mais difícil. Em Maringá, por exemplo, neste momento são 3434 pessoas em isolamento domiciliar.

Elas são monitoradas pelo Ciev, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde. No ano passado esse trabalho era reforçado por acadêmicos de instituições de ensino superior. Hoje os estudantes ajudam esporadicamente com supervisão de professores, diz o secretário de Saúde Marcelo Puzzi.

O monitoramento é feito basicamente pelos servidores públicos que ligam a cada dois dias para saber como o isolado está de saúde e para recomendar que ele não saia de casa. O isolamento não é um bloqueio. Os pacientes são apenas orientados a não sair de casa. Ficar em casa depende muito mais da consciência de cada um.

Mas quem é flagrado descumprindo a quarentena pode ser processado por infringir norma sanitária e colocar a saúde pública em risco.

 

Fonte: CBN Maringá

Outras notícias

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com