2º Festival de Educação Bilíngue é realizado em Apucarana
Estudantes surdos e profissionais, como intérpretes de Libras e professores de salas de recursos, ouvintes e surdos, participaram nesta quinta-feira (19/09) do 2º Festival de Educação Bilíngue (FEB). Realizado no salão paroquial do Santuário São José, o evento teve o objetivo de valorizar a Língua Brasileira de Sinais e a cultura surda.
O festival é uma iniciativa do Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos (CAS), em parceria com o Núcleo Regional de Educação. O prefeito Junior da Femac participou da abertura do evento, destacando a importância da inclusão na educação. “Em Apucarana, queremos que todas as pessoas se comuniquem e estejam integradas na vida da cidade. Por isso, ensinamos a todas as crianças da rede municipal de ensino a Língua Brasileira de Sinais”, frisa Junior da Femac,
O prefeito lembra que a disciplina foi implantada no currículo em 2022. Desde então, todas as crianças, surdas e ouvintes matriculadas nas turmas de 1º ao 5º ano das 36 escolas municipais, vêm participando das aulas. “É um programa que tem feito a diferença, levando as pessoas a se comunicar melhor, além de ter sido premiado e reconhecido entre as dez melhores práticas na educação básica pela Associação Internacional de Cidades Educadoras”, ressalta Junior da Femac.
Everton Diego Lisboa, coordenador do CAS, afirma que o centro sediado em Apucarana abrange as regiões de Londrina, Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho, Telêmaco Borba e Apucarana. De acordo com ele, o festival é promovido em comemoração ao Dia do Surdo (26 de setembro) e também ao Dia do Intérprete de Libras (30 de setembro). “Tanto professores quanto estudantes fizeram diversas apresentações para valorizar a questão da Libras e da cultura surda”, reitera Lisboa.