2.000 alunos da rede municipal de ensino de Ivaiporã assistem aula de biologia no Container Vida Marinha
Esta semana, 2.000 alunos da pré-escola ao 5º ano da rede municipal de ensino de Ivaiporã se encantaram com o projeto Container Vida Marinha – desenvolvido pelo Museu Thais Portela (Curitiba) e contratado pela gestão Carlos Gil e Marcelo Reis.
O Container Vida Marinha oferece um laboratório móvel dentro de um container projetado com sala de aula voltada à educação ambiental, e foi instalado no Parque Jardim Botânico, entre os dias 15 e 17 de agosto, quando os alunos tiveram aula prática com o biólogo Luiz Portela, que mostrou várias espécies marinhas conservadas e induziu os alunos a enxergar que a escola é o melhor caminho.
O objetivo do Container Vida Marinha é colaborar com a conscientização ambiental e colocar os alunos em contato com animais que, às vezes, são vistos apenas em livros, revistas e televisão.
O acervo é composto por animais que foram mortos em redes de pescadores, alguns de pesca predatória e outros mortos acidentalmente vítimas de derramamento de petróleo ou por ingerir lixo encontrado à beira da praia. Segundo o Museu Thais Portela animal algum foi morto para compor o acervo.
A pedagoga da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Ivaiporã, Vanessa Bonfim Teixeira, considerou o projeto muito importante para formação das crianças. “Normalmente, elas têm noção da vida marinha por meio de livros e televisão, e com o Container Vida Marinha foi mais fácil assimilar o conhecimento sobre o tema”, observou a pedagoga.
O conhecimento prático associado à teoria foi mencionado pela secretária municipal de Educação, Daiane Soares, que agradeceu ao prefeito Carlos Gil e ao vice-prefeito Marcelo Reis pela oportunidade proporcionada às crianças. “Elas adoraram! Ficaram encantadas! Inclusive recebemos relatos de pais e professores acerca da reação das crianças. Com a conscientização ambiental acredito que os alunos irão se tornar adultos preocupados com a preservação das espécies e do meio ambiente”, analisou Daiane Soares.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima