16ª RS recebe 11.400 doses da influenza para vacinar grupos prioritários de 17 municípios

A partir de terça-feira, dia 1º de abril, os 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana começam a vacinar grupos prioritários contra a gripe influenza. A primeira remessa liberada pela Secretaria de Estado da Saúde chegou na tarde desta quinta-feira e, conforme anuncia o diretor da Regional de Saúde, Lucas Leugi, já poderá ser retirada nesta sexta-feira (28) pelas secretarias municipais de saúde da região.
A região tem uma estimativa de 160.930 habitantes a serem vacinados, sendo que nesta primeira remessa a meta é imunizar 11.400. Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a dois anos; crianças de 2 a 5 anos; idosos acima de 60 anos; gestantes e puérperas; indígenas e quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; funcionários de do setor carcerário; professores do ensino básico e superior.
O “DIA D” da vacina Influenza está programado para 10 de maio. O imunizante, enviado pelo Ministério da Saúde, é para o início da campanha de vacinação em todo o Paraná, marcado para a próxima terça-feira (1º de abril). No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril.
“No Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, anuncia o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria).