1,5 mil gestores municipais participaram do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná

 1,5 mil gestores municipais participaram do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná

Centenas de gestores municipais das políticas da mulher, igualdade racial e pessoa idosa participaram nesta semana do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná, que reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para debater e apresentar iniciativas voltadas à promoção da equidade e proteção dos direitos desses grupos.

O evento começou no Palácio Iguaçu, com a palestra de Drauzio Varella e os lançamentos do Recomeço e da Casa da Mulher Paranaense, e nesta terça-feira (1º) ocorreu no Canal da Música, em Curitiba, com uma programação diversificada, abordando temas como a sensibilização e governança das políticas públicas voltadas às mulheres, além da apresentação de recursos e serviços disponíveis.

O evento aconteceu em um momento significativo para o Estado do Paraná, que encerra o mês dedicado às mulheres com importantes avanços na área de proteção e assistência social. “A participação de diferentes municípios demonstra o compromisso coletivo com a causa das mulheres. É fundamental que continuemos avançando na implementação de políticas que garantam proteção, oportunidades e dignidade para todas”, avaliou a secretária executiva do Conselho Municipal da Mulher de Santa Maria do Oeste, Simone Aparecida Ferreira.

A técnica de gestão do município de Miraselva, Katia Andréia de Oliveira Macedo, destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas locais. “Esse encontro foi uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e buscar estratégias mais eficazes para proteger e apoiar as mulheres em situação de vulnerabilidade. A troca de conhecimento entre os municípios é essencial para garantir que as políticas cheguem a quem mais precisa”, afirmou.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enfatizou o momento significativo que o Estado e o País vivem na defesa dos direitos das mulheres. Segundo ela, nunca se falou tanto sobre os direitos das mulheres e sobre a importância de fortalecer políticas públicas que garantam sua autonomia e segurança.

“Este evento reforçou nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Queremos que as mulheres sejam protagonistas de suas histórias, possam prosperar e o Programa Recomeço permite que elas rompam vínculos com o agressor e iniciem uma vida em um ambiente seguro”, afirmou.

Atualmente o Paraná tem 134 Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), um salto de 400% em relação ao início da gestão, com 17. O Paraná também tem 224 conselhos municipais específicos para esse público.

ANÚNCIOS – Na segunda-feira (31), o governador Ratinho Júnior sancionou a lei que institui o Programa Recomeço, que prevê o pagamento de um auxílio financeiro para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Outra importante iniciativa lançada recentemente foi a Casa da Mulher Paranaense, um espaço destinado à capacitação profissional, apoio ao empreendedorismo feminino e assistência social, diferenciando-se da Casa da Mulher Brasileira por ter um foco mais amplo na geração de oportunidades. O projeto prevê a construção de 10 unidades em municípios com mais de 10 mil habitantes e contará com um Banco da Mulher Paranaense, que oferecerá linhas de financiamento a juro zero para mulheres empreendedoras.

Ainda no primeiro dia do evento, 72 municípios do Paraná receberam veículos para impulsionar as ações voltadas às políticas públicas para mulheres nas cidades. O evento, que marcou a entrega dos veículos, teve a participação de Drauzio Varella.

Outras notícias