13ª Conferência de Assistência Social de Ivaiporã aborda Direito do Povo e Dever do Estado
O Conselho Municipal de Assistência de Social de Ivaiporã, presidido por Jair Burato, realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema: Direito do Povo e Dever do Estado – com financiamento público para garantir a proteção social.
Os objetivos foram analisar, propor e deliberar diretrizes para a gestão do Sistema Único da Assistência (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federal, estadual e municipal, e a participação popular.
A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada no Centro da Melhor Idade, nesta terça-feira, dia 26 de agosto, contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Reis, que defendeu a necessidade de discutir e diminuir as desigualdades sociais. “Prestar assistência e cuidar de quem precisa é a essência do administrador público e daqueles que têm empatia pelas pessoas”, reforçou Marcelo Reis.
Segundo a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, que foi diretora do Departamento de Assistência Social da Prefeitura, por 7 anos, houve muitas conquistas na área assistencial do municipal. “Mas podemos melhorar as políticas públicas promovendo a igualdade social por meio da garantia de direitos à saúde, educação ou à assistência social, por exemplo”, afirmou Gertrudes Bernardy, desejando que as propostas debatidas sejam encaminhadas à Conferência Estadual e Nacional de Assistência Social.
A diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss, explicou que será possível traçar as prioridades para os próximos anos a partir 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, visando melhorar a qualidade e eficiência no atendimento aos usuários do SUAS.
“É muito importante os representantes da sociedade, que farão parte do Conselho Municipal de Assistência de Social, participar da discussão, elaboração e aprovação de políticas públicas relacionadas à Assistência Social, porque beneficiam a população”, afirmou Jair Burato declarando aberta a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social.
Também participaram da abertura o representante de usuário da Política de Assistência Social e do programa Jovem Aprendiz, Marcos Alves; e o representante da Secretaria de Estado da Família, Justiça e Trabalho, Marcos Pain.
Na ocasião, houve palestra com a assistente social Érica Borzuk Ortiz, sobre o tema central, e foram tratados 5 eixos relacionados à proteção social; financiamento e orçamento; controle social; gestão e acesso às seguranças socioassistenciais; e atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências – além de eleitos os delegados para a Conferência Estadual.
O espetáculo à parte ficou cargo das crianças da Casa de Vivência, que apresentaram a coreografia: Um Rato Diferente.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã