Vigilância Sanitária faz alerta a pecuaristas sobre tuberculose bovina
A vigilância sanitária faz um alerta a todos os pecuaristas de Marilândia do Sul, tivemos a ocorrência de tuberculose bovina registrado em nosso município, onde infelizmente 145 animais foram expostos a bactéria e 37 positivaram para a doença.
A vigilância sanitária informa que todas as medidas necessárias já foram tomadas juntamente com a administração da propriedade envolvida, Secretaria Municipal de Saúde e com a ADAPAR – Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná.
A tuberculose bovina é uma doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e búfalos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças.
Podem ser encontradas também lesões no úbere das vacas. Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse, mas, muitas vezes, as alterações da tuberculose não são perceptíveis aos produtores.
Não existe vacina nem tratamento para a tuberculose bovina, portanto a prevenção da entrada da doença é a chave do controle. O produtor deve ter o cuidado de adquirir apenas animais negativos ao teste intradérmico para tuberculose.