‘Vamos agir na mesma lógica que agimos com adolescentes’, diz secretário de Saúde sobre vacinação de crianças no Paraná

 ‘Vamos agir na mesma lógica que agimos com adolescentes’, diz secretário de Saúde sobre vacinação de crianças no Paraná

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou, nesta segunda-feira, em Londrina, que a vacinação contra a Covid-19 de crianças vai ser feita da mesma forma como ocorreu com adolescentes no estado: sem exigência de prescrição médica, mas com a necessidade de autorização dos responsáveis para a aplicação do imunizante.

“As sociedades brasileiras de médicos especialistas de pediatria, de imunizações, de infectologia, todos eles orientam que a vacinação seja feita, então nos vamos agir na mesma logica que agimos com adolescentes, sem a necessidade da prescrição”, afirmou.

 

Na quinta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pasta recomendará que as crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais.

Beto Preto disse que a vacinação das crianças de 5 a 11 anos será livre, levando em conta a vontade das pessoas de receber a aplicação do imunizante ou não.

“Isso é importante dizer: ninguém será vacinado sem que o pai e a mãe possam autorizar, exatamente como aconteceu com os adolescentes”, disse.

 

A expectativa, segundo o secretário, é que os imunizantes para aplicação nas crianças cheguem para o Ministério da Saúde entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro.

Informações do G1 Paraná

Outras notícias