Sesi Cultura convida: Orquestra Ladies Ensemble em Arapongas

 Sesi Cultura convida: Orquestra Ladies Ensemble em Arapongas

O Sesi Cultura Paraná apresenta nova temporada da orquestra feminina Ladies Ensemble, que traz novo repertório como um presente para a comunidade do norte do Estado.

O concerto “Sinfonia para as Indústrias” traz peças conhecidas do universo da música clássica e referências menos conhecidas, oferecendo uma experiência musical rica para o público paranaense. O programa abrange um amplo período da história da música, do barroco de Vivaldi até a música brasileira moderna de Villa-Lobos, combinando aspectos dramáticos da ópera (como na explosiva abertura de Carmen, de Bizet) com momentos intimistas proporcionados pelas melodias populares tradicionais. A apresentação terá o formato de concerto didático, com explicações e curiosidades sobre as obras e seus compositores entre cada execução.

A Orquestra Ladies Ensemble – Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. Fundada pela violista Fabiola Bach Akel, o grupo é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, em Curitiba, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo.

Os solos serão tocados por integrantes da própria orquestra. A novidade em 2023 é a presença de uma bailarina que interpretará as danças da “Fada Açucarada” e “Mirlitons”, do tradicional balé O Quebra Nozes, de Tchaikovsky (1840–1893).

Em referência ao mês da mulher, foram incluídas no repertório da apresentação duas peças da pianista, compositora e maestra Chiquinha Gonzaga (1847–1935). Serão duas composições apresentadas em conjunto: “Lua Branca” e “Corta Jaca”. O pioneirismo da compositora ecoa na proposta da Ladies Ensemble: primeira orquestra formada só por mulheres a atuar profissionalmente no Brasil, o grupo tem entre suas premissas destacar a atuação feminina na música.

World music – A presença de melodias tradicionais da Ucrânia e Argélia, além de um tema árabe andaluz, é um dos diferenciais da orquestra. “É a única orquestra do país capaz de passear com a mesma desenvoltura pelo universo da música oriental e ocidental, utilizando instrumentos típicos como o qanun”, explica Fabíola Akel (diretora da orquestra), citando o instrumento de origem oriental executado pela musicista síria radicada em Curitiba Myria Tokmaji.

Os ingressos estarão disponíveis para retirada na portaria do Cine Mauá a partir das 18h30 do dia 21/03 (terça).

As reservas podem ser feitas através do WhatsApp (43) 98808-7802 ou pelo e-mail alex.oliveira@sistemafiep.org.br

Outras notícias