Sementes Cocari promove palestra para produtores em Faxinal

 Sementes Cocari promove palestra para produtores em Faxinal

Na última quinta-feira (22), a Unidade de Beneficiamento de Sementes de Faxinal (PR) sediou palestra voltada a cooperados produtores de sementes que atuam em parceria com a Cocari. Falando sobre o tema “Boas práticas na produção de sementes”, o especialista convidado foi o Dr. Alexandre Gazolla, referência na área, que trouxe diversas informações aos produtores. A palestra teve o apoio da empresa obtentora Brasmax.

O superintendente de Suprimentos e Assistência Técnica, Jacy Cesar Fermino da Rocha, comentou sobre a proposta do evento. “Nosso objetivo foi trazer aos cooperantes da UBS Faxinal uma atualização em relação à produção de sementes. A Cocari trabalha para ter uma semente de alta qualidade e, para isso, precisamos muito de nossos associados, que são figuras essenciais dentro do processo produtivo. Periodicamente, tratamos com nossos associados cooperantes alguns conhecimentos e promovemos a atualização sobre tecnologias para este fim”, pontou.

O gerente da Unidade de Beneficiamento de Sementes de Faxinal, Marcelo Guerra, explicou de que forma a produção de sementes de qualidade impacta o beneficiamento na unidade e também a rentabilidade dos cooperados. “É fundamental conscientizar o produtor para entregar sementes de boa qualidade, de maneira que a UBS classifique e separe as melhores sementes dentro de um lote de alto vigor. Assim, a cooperativa entregará o produto desejável ao mercado. É importante frisar que as sementes representam um custo de aproximadamente 25% dos investimentos para a implantação da lavoura, mas que dão um retorno de 400% sobre o valor investido. Baseados nisso, temos que preservar a qualidade para obter o máximo potencial produtivo da lavoura”, enfatizou.

O especialista convidado, Dr. Alexandre Gazolla, abordou os principais cuidados para a obtenção de sementes com altos níveis de vigor. “Observamos que o aspecto principal é a implantação da cultura no momento adequado, cuidar para que a semente apresente um bom contato solo-semente, que seja recebida com temperatura adequada, além de um bom acumulado de água. Também lembramos os principais manejos no decorrer do ciclo, controle de pragas e doenças, pontualmente o manejo do percevejo, os cuidados extras relacionados às sementes e fechamos falando sobre a importância da dessecação em áreas de sementes, seja de soja ou trigo. Tudo isso para termos no final uma semente de alta qualidade. Os pequenos ajustes fazem com que a semente ganhe mais vigor e potencial de germinação no final do processo e dão excelência ao produto final”, resumiu.

O produtor Valdelei José Correia, de Ortigueira (PR), falou sobre a responsabilidade de ser um produtor de sementes. “Além de participar do PIB e alimentar a população, o que é muito grandioso, é algo que precisa ser bem-feito porque recebemos o retorno desse trabalho, já que além da produtividade, seremos os compradores do produto que nós mesmos produzimos. Neste evento, recebemos muitas informações relativas ao cultivo. Um ponto que me chamou muito a atenção foi tentar programar o plantio para, após 24 horas, ter um período de chuva. A dessecação também é outro manejo que pode contribuir muito. Foi uma ótima palestra, que agregou muito conhecimento”, avaliou.

Paulo Francisco Zanelli, produtor em Faxinal (PR), também acompanhou a palestra, que considerou muito produtiva. “Produzir sementes é um prazer, é um trabalho que fazemos com carinho. Sabemos que é muito importante que este produto seja entregue com qualidade na UBS. Nessa palestra, as orientações sobre a dessecação me chamaram a atenção e me fizeram reavaliar a visão sobre este manejo”, disse.

O produtor Cleizenei Souza de Lira – Condomínio Montini, destacou a importância de se entender como integrante do processo. “Fazer parte deste ciclo é muito importante para nós, porque vemos as mudanças acontecendo no dia a dia, na produção de sementes, na genética das plantas. Nessa palestra, tivemos muitos aprendizados, principalmente com relação à dessecação, que é uma etapa bem criteriosa, para fazer o ajuste final da colheita. Em palestras como essa, temos muitas informações importantes sendo trazidas. Agradeço a Cocari pelo suporte prestado”, mencionou.

Outras notícias