Semana do Meio Ambiente de Ivaiporã estimula estudantes plantar árvores na Mata do Placídio

 Semana do Meio Ambiente de Ivaiporã estimula estudantes plantar árvores na Mata do Placídio

Como parte do Pacto Sobre o Reflorestamento do Parque Natural Municipal Mata do Placídio, estabelecido em 2022, e em cumprimento a Lei 3.555/21 que instituiu a Semana do Meio Ambiente – promovida pela Prefeitura de Ivaiporã, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente, os estudantes das escolas do campo e das áreas urbanas foram convidados a dar início ao plantio de 1.500 árvores no Parque Natural Municipal Mata do Placídio.

A ação, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, reforça a importância da conscientização e da preservação ambiental – desde a infância, envolvendo os estudantes em atividades práticas que promovem a sustentabilidade e o cuidado com o planeta. “O contato das crianças com a natureza é muito importante pela preservação ambiental. Desta forma, elas aprendem a plantar e como as árvores se desenvolvem”, observou a secretária municipal de Educação, Daiane Soares, que estava acompanhada por professoras.

Gurucaia e Araçá

Foram plantadas espécies de Gurucaia e Araçá no Parque Natural Municipal Mata do Placídio, onde o plantio terá continuidade no decorrer do ano. A ação envolveu as Escolas Bento Viana (38 alunos), Escola Ivaiporã (50 alunos), Escola João Pessoa (12 alunos), Escola José Aparecido Peres (15), Escolas Dom João VI (10 alunos), Escola Jacutinga (20 alunos), Escola Carlos Lacerda (68 alunos), Escola Ignes de Souza Caetano (49 alunos), Escola Maria Diva (14 alunos) e Escoa Leila Diniz (25 alunos).

“A Semana do Meio Ambiente busca promover a conscientização sobre a importância das árvores na manutenção do equilíbrio ambiental, além de despertar o senso de responsabilidade e conexão com a natureza”, referiu a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski.

A gestão Carlos Gil e Marcelo Reis reafirma o compromisso com a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais. Por meio do envolvimento dos estudantes, busca-se criar uma consciência coletiva em relação ao meio ambiente e fortalecer a construção de um futuro sustentável para a cidade.

“É muito importante o poder público comemorar a Semana do Meio Ambiente e promover ações voltadas à educação ambiental. A área de fundo de vale do Jardim Casa Grande I e II, que estava degradada, se transformará em floresta urbana ao se junta à Mata do Placídio, onde fizemos o Plano de Manejo”, explicou o prefeito Carlos Gil que plantou muda de Gurucaia sob os olhares atentos das crianças.

Com a ação ambiental a Prefeitura de Ivaiporã cumpre importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 15 – Vida terrestre; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis; e ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Outras notícias