Secretaria da Mulher lança campanha virtual no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em Apucarana

 Secretaria da Mulher lança campanha virtual no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em Apucarana

Nesta quinta-feira (22), Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, a Prefeitura lança, por meio da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, uma campanha virtual para enfatizar a importância de procurar ajuda e orientação, denunciar e buscar apoio em casos de violência doméstica e assim evitar que a situação se agrave e termine no assassinato da mulher.

O dia 22 de julho foi escolhido pelo governo do Estado para lembrar a morte da advogada Tatiane Spitzer, de Guarapuava, assassinada pelo marido em 2018. O crime gerou comoção nacional e levou Luis Felipe Manvailer à condenação de 31 anos de prisão, em um julgamento considerado marco na luta contra o feminicídio. Segundo o Tribunal de Justiça do Paraná, 18 mil casos de violência doméstica foram registrados neste ano, entre janeiro e maio – estima-se que o número tenha subido 20% durante a pandemia.

A secretária da Mulher Denise Canesin afirma que, em decorrência do covid-19, pelo segundo ano seguido a campanha será virtual. A Secretaria Municipal lança uma série de vídeos entre os dias 22 e 31 de julho, com os atores da macrorrede de proteção à mulher em Apucarana: além da secretaria, estão representados o Ministério Público, a Polícia Civil (Delegacia Especializada da Mulher), a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana (Patrulha Maria da Penha), a Defensoria Pública, a sociedade civil organizada, o Poder Judiciário, a Comissão da Mulher Advogada da OAB e o prefeito. “Todos os segmentos envolvidos com a causa de defesa dos direitos, apoio, proteção e orientação das mulheres em situação de violência doméstica estão representados nesses vídeos em nossas mídias sociais. Conclamo a população de Apucarana que divulgue, compartilhe, comente. A campanha é muito importante para a sensibilização e o alerta do maior número possível de pessoas, contribuindo efetivamente para a diminuição dos casos e da escalada de violência”, afirma a secretária.

Tolerância zero

Apucarana dispõe de todos os equipamentos públicos de proteção à mulher e o lema do município é que nenhuma está sozinha. O prefeito Junior da Femac apoia as iniciativas e atende às demandas dos órgãos competentes pela coibição da violência doméstica. “Não cansamos de repetir: em nossa cidade, as mulheres têm todos os recursos públicos para atender, orientar, acolher e proteger nossas cidadãs. Somos uma das 15 cidades, entre as 399 do Estado, a dispor de órgão público executivo para elas e a rede de serviços permite que as denúncias de violência sejam plenamente atendidas”, explica o prefeito.

Os números de feminicídios revelam que foram assassinadas 50 mil mulheres em uma década no Brasil, quinto colocado mundial no índice de violência fatal contra elas. O 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado há uma semana, mostra redução de notificação de todos os crimes contra mulheres em 2020. “A subnotificação desde o início da pandemia é a causa dessa diminuição. Elas passam mais tempo com os agressores, em casa, e por isso os atendimentos presenciais foram reduzidos, embora a violência doméstica tenha aumentado”, declara a secretária Denise Canesin.

 

Serviço

Centro de Atendimento à Mulher (CAM Apucarana) da Secretaria Municipal da Mulher de Apucarana 0800 645 4479

Central de Atendimento à Mulher – 180

Patrulha Maria da Penha – 153

Polícia Militar – 190

Delegacia da Mulher de Apucarana
Rua Erasto Gaertner, 786 – 2º andar, Apucarana
Fone: (43) 3423-0972 – e-mail: dpmulherapucarana@pc.pr.gov.br

Rua Castro Alves, 1639 – Jardim América

Fonte: PMA

Outras notícias