Saúde reforça importância de atualizar carteira de vacinação

 Saúde reforça importância de atualizar carteira de vacinação

Nesta sexta-feira (9) é Dia Mundial de Imunização e o Ministério da Saúde faz alerta sobre a necessidade de atualizar a carteira de vacinação.

A data celebra a importância da vacina, que foi a responsável por eliminar doenças como a poliomielite e diminuir os casos de outras, como o sarampo. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou pelas redes sociais a importância da atualização da caderneta de vacinação.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação, com foco em retomar os altos índices de proteção no Brasil, que sofreram queda nos últimos anos. Entre as prioridades, está o combate à desinformação e às notícias falsas que têm o objetivo de afetar a confiança da população na eficácia e segurança dos imunizantes.

As ações em todo Brasil incluem a vacinação contra a covid-19 e outros imunizantes do calendário nacional, como a influenza. No caso da imunização contra o coronavírus, até o momento, 21,6 milhões de doses bivalentes foram aplicadas. Já em relação à vacina contra a gripe foram aplicadas mais de 43 milhões de doses no Brasil. A campanha iniciada em abril precisou ser prorrogada porque não atingiu a meta de pouco mais de 81 milhões de brasileiros vacinados.

Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde do país.

Outras notícias