São Pedro do Ivaí intensifica ações de combate à dengue em meio a epidemia

 São Pedro do Ivaí intensifica ações de combate à dengue em meio a epidemia

São Pedro do Ivaí está enfrentando uma epidemia de dengue, com um aumento preocupante no número de casos. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando esforços e implementando diversas ações para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Até o momento, foram notificados 425 casos de dengue, sendo 357 confirmados, 35 descartados e 33 ainda suspeitos. Esses números alarmantes refletem a urgência de medidas efetivas para combater a epidemia e proteger a saúde da população.

O Secretário de Saúde, Bruno César, destaca que a prefeitura tem realizado arrastões, que consistem em vistoriar imóveis e eliminar possíveis criadouros do mosquito, visando intensificar o controle da dengue. No entanto, ele enfatiza que o combate à doença requer a participação ativa e consciente de todos os cidadãos, que devem tomar medidas preventivas em suas residências e locais de trabalho.

“É fundamental que a população esteja atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Caso apresentem esses sintomas, os moradores devem procurar uma unidade de saúde para a realização de exames e um diagnóstico adequado”, disse o secretário. A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri reforça a importância da colaboração de todos nesse momento crítico. Ela destaca que a prefeitura está empenhada em implementar ações preventivas, como campanhas de conscientização, mutirões de limpeza e visitas domiciliares, mas ressalta que o envolvimento da comunidade é fundamental para vencer essa batalha contra a dengue.

“Nesse momento crítico, é essencial que a população adote medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter as caixas d’água vedadas, limpar regularmente os vasos de plantas e manter quintais e terrenos limpos. O engajamento de todos é fundamental para interromper o ciclo de transmissão da dengue e preservar a saúde da comunidade”, destaca a prefeita. A 16ª Regional de Saúde de Apucarana também tem colaborado com as iniciativas para combate ao mosquito, viabilizando os métodos disponíveis para eliminar os criadouro e bloquear a proliferação. Entretanto, as pessoas tem cobrado a utilização do fumacê, mas o produto está em falta em todo país.

Outras notícias