Sanepar comemora Dia Mundial da Água com garantia de qualidade para 346 municípios

 Sanepar comemora Dia Mundial da Água com garantia de qualidade para 346 municípios

Barragem Piraquara I, que faz parte do sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba – Curitiba, 22/03/2022

No Dia Mundial da Água, a Sanepar comemora com os usuários a garantia de qualidade no fornecimento em todos os 346 municípios atendidos pela Companhia. Durante 24 horas por dia, trabalhadores estão a postos nas unidades de captação, nas estações de tratamento da água e no monitoramento da distribuição da água que percorre 59 mil quilômetros de tubulação para chegar aos 3,3 milhões de residências e locais de trabalho da população.

Além disso, a Sanepar mantém uma complexa estrutura de análise da qualidade da água, que é referência no setor de saneamento do País. São quatro grandes laboratórios centrais – em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel – e 153 outras unidades descentralizadas. Nesses locais, são feitas 7,5 milhões de análises por ano que asseguram que a água distribuída segue os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Essas análises envolvem 109 parâmetros divididos em físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e metais e são feitas na captação, na saída das estações de tratamento e nas redes de distribuição. Em cada um dos parâmetros, o Ministério da Saúde estabelece qual o Valor Máximo Permitido (VMP) para que a água possa ser consumida sem nenhuma preocupação.

Os resultados da Sanepar são repassados às secretarias municipais de saúde que, por sua vez, alimentam o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua) do Ministério da Saúde.

“Nenhum outro alimento é tão controlado quanto a água de abastecimento público que a Sanepar entrega na casa dos clientes”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

MEIO AMBIENTE – O comprometimento da Sanepar com a qualidade da água ultrapassa a área operacional, com equipamentos e pessoal dedicados ao trabalho de captação, tratamento, distribuição e análise da água. A Companhia tem uma forte atuação na área ambiental, com programas de segurança da água. Esse trabalho tem sido feito com importantes parcerias de órgãos do Governo do Estado, prefeituras e outras instituições.

Atualmente, por exemplo, a Sanepar está fazendo um diagnóstico das condições ambientais, sociais e econômicas de 14 bacias hidrográficas do Paraná. Serão levantados dados em quase 5 mil propriedades rurais, em 26 municípios. O objetivo é identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e na qualidade da água dos mananciais de abastecimento, onde há alguma limitação operacional. Em outro projeto, a Sanepar já começou a fazer o pagamento a produtores rurais que fazem preservação de nascentes.

“A preocupação e o cuidado da Sanepar com a água começam com a preservação ambiental. As mudanças climáticas, que estão afetando a todos, em todo o mundo, confirmam que esse é o caminho necessário, fundamental, para termos água no futuro. A Sanepar tem esse compromisso: cuidar dos mananciais para ter água em quantidade e com qualidade. Esse também é o nosso trabalho”, afirma o presidente da Companhia.

Fonte: AEN

Outras notícias