Sanepar alerta população para risco de abrir tampas de rede de esgoto durante temporais

 Sanepar alerta população para risco de abrir tampas de rede de esgoto durante temporais

Sanepar alerta população para risco de abrir tampas de rede de esgoto. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Sanepar faz um alerta à população sobre os riscos da retirada das tampas dos poços de visita (PVs) da rede de esgoto. Quando a tampa é retirada, pedras, areias e outros resíduos sólidos são carreados para os PVs, causando obstrução na rede de esgoto e extravasamento nas ruas das cidades.

No verão, por causa das chuvas, algumas pessoas acabam abrindo as tampas dos PVs para escoar a água da chuva e evitar alagamento das ruas. Isso tem acontecido com alguma frequência no Litoral. No entanto, a água da chuva também pode provocar o refluxo do esgoto, causando dano ambiental, além de prejudicar o processo de tratamento.

Foi o que aconteceu nesta terça-feira (8) no PV da Avenida Ilha do Mel, esquina com a Rua Lagoa Amarela, em Pontal do Paraná. A Sanepar encontrou uma pedra grande que estava obstruindo a passagem do esgoto e causou extravasamento. Foi a segunda vez que isso ocorreu no mesmo ponto em menos de dez dias.

Os poços de visita são unidades importantes no sistema de esgoto de uma cidade. Localizam-se em trechos estratégicos da rede para facilitar o acesso dos técnicos no serviço de monitoramento, manutenção, limpeza e desobstrução do sistema de esgoto. E não têm a função de fazer a drenagem da água da chuva.

Portanto, a Sanepar orienta a população a fazer o uso correto da rede de esgoto. A tubulação é projetada para receber apenas o esgoto doméstico, que vem das ligações dos imóveis. Não pode ser usada como depósito de lixo nem para drenar a água das chuvas.

Fonte: AEN

Outras notícias