REGIÃO – Abertura dos Jogos Escolares sediados nos municípios de Kaloré e Marumbi
Nesta quinta-feira (26), em Marumbi, aconteceu a abertura dos Jogos Escolares do NRE – Núcleo Regional de
Educação de Apucarana. Além de Marumbi, gestão do prefeito Adhemar Rejani, o município de Kaloré,
prefeito Edmilson Luis Stencel, também está sediando o evento. “Nós temos a honra de, juntamente, com Marumbi, estar sediando este evento, inclusive, neste dia 27 de maio, ocorreu a abertura das competições em Kaloré.
Desejamos boa sorte a todos e fizemos este esforço, por entender que esporte e vida e traz muitos benefícios, principalmente, para nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito Edmilson. O prefeito Moacir Andreola, de Novo Itacolomi; Junior da Femac, de Apucarana; Vladimir Barbosa da Silva, que chefia o NRE de Apucarana; professores, diretores, atletas, outras autoridades e a comunidade, participaram da abertura em Marumbi, que foi sem a entrada de delegações, por conta da prevenção a covid-19. Ao todo, são cerca de 1.400 atletas; 16 cidades e 46 colégios participando somente da fase Marumbi/Kaloré.
Jardim Alegre, também está sediando a competição, assim com outros município do Estado. Segundo o Governo, esta é mais uma etapa da fase regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). As competições seguem até
31 de maio, contam com a participação de 183 municípios e tem 17.751 inscritos entre atletas e dirigentes. Nesta etapa, que é segunda da fase regional, são 16 cidades-sede – Goioerê, Jardim Alegre, Kaloré/Marumbi, Loanda, Marquinho, Nova Prata do Iguaçu, Palmital, Pérola, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Ribeirão do Pinhal, Roncador, Santa Mariana, Tapejara, Teixeira Soares e Wenceslau Braz.
A competição é disputada por alunos de 12 a 14 anos (categoria B) e 15 a 17 anos (categoria A), do ensino fundamental e ensino médio das redes estadual e particular. Os JEPs são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e dos municípios. A primeira etapa da regional ocorreu de 6 a 11 de maio, em 15 cidades-sede.
Neste ano, número de inscritos representa queda de 10% em relação ao JEPS de 2019, última edição antes da pandemia. “Apesar da queda, é muito gratificante a volta dos jovens ao esporte”, diz a coordenadora dos Jogos, Marcia Tomadon, da Superintendência Geral do Esporte. Somando as duas fases regionais e mais a de Curitiba, o número de inscritos chega a 41 mil neste ano, contra 50 mil em 2019. “A redução nas inscrições era previsível,
diante dos dois anos de afastamento. Mesmo assim, o número de participantes é bom e vamos fechar essa segunda regional com muito sucesso. Depois vem a macrorregional e, em seguida, as finais. Na sequência começamos a nos
preparar para as competições nacionais”, explica Marcia. Ginásio do Tarumã reabrirá as portas com centro de treinamento olímpico e espaço poliesportivo.
Informações do Blog do Berimbau