Reabilitação de pacientes pós Covid-19 será tema de capacitação da Saúde

 Reabilitação de pacientes pós Covid-19 será tema de capacitação da Saúde

A Secretaria estadual da Saúde promoverá a partir do próximo dia 23 (quarta-feira), com 17 horas de duração, em datas que serão distribuídas até o dia 6 de agosto, o curso de Capacitação Multiprofissional em Reabilitação pós Covid-19.

A organização é da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde, por intermédio das equipes técnicas da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência e Divisão de Saúde da Família, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná.

“Evidências científicas e também nossas observações nestes 13 meses de enfrentamento da pandemia mostram que a infecção pelo SARS-CoV-2 sugere sequelas nos sistemas nervoso central, respiratório e cardiovascular. Por isso, a importância da capacitação. Estamos atualizando e preparando profissionais para estes cuidados especiais junto à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o objetivo é capacitar o profissional que atua na Atenção Primária à Saúde como fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, assistente social, farmacêutico, psicólogo, cirurgião dentista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro e médico, mas os profissionais que atuam em outros pontos de atenção, dentro destas áreas, também poderão participar.

TEMAS – O conteúdo programático abordará Informações e Notas Orientativas sobre a Covid-19, reabilitação intra-hospitalar, atenção contínua, plano de cuidados, principais sequelas pós-infecção por Covid-19, recursos teóricos para embasar a prática, recursos tecnológicos, entre outros.

Dez conselhos de classe apoiam a realização da capacitação, que tem, ainda, a parceria do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Hospital Universitário de Ponta Grossa e secretarias municipais de Saúde de Palotina e de Porto Vitória.

“Queremos proporcionar aos profissionais de saúde o aprofundamento quanto às possibilidades de tecnologias de cuidado, assim como qualificar o atendimento prestado às pessoas que necessitam de reabilitação após o tratamento de infecção por coronavírus”, afirmou a chefe da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência, Aline Jarchel de Oliveira.

A metodologia utilizada será de videoaulas com profissionais de saúde de referência no atendimento em reabilitação pós-tratamento de infecção por SARS-CoV-2.

Informações estão disponíveis no site da Escola de Saúde Pública do Paraná (www.escoladesaude.pr.gov.br).

Fonte: AEN

Outras notícias