PSD se torna Partido com mais representantes na Assembleia

 PSD se torna Partido com mais representantes na Assembleia

De cinco deputados, o PSD, do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, tem agora 15 parlamentares na Assembleia Legislativa do Paraná. Entre eles, o presidente da Casa, Ademar Traiano, Luiz Claudio Romanelli, o 1º secretário e o ex-presidente estadual do PSDB, Paulo Litro.

Outra bancada que cresceu na Casa de Leis foi a do União Brasil, que surgiu da fusão entre o DEM e o PSL. Agora são oito parlamentares. Seguida do PP, com seis deputados; e depois, PL, Republicanos e PT, com cinco cada. Já o Democracia Cristã, que até então não tinha representante na Assembleia, passa a contar com um deputado: Coronel Lee.

As mudanças ocorreram por causa da chamada janela partidária, que terminou no dia 1º de abril. Esse período é determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral para que os políticos possam trocar de partido sem a perda do mandato. Ao todo, foram 30 os deputados que trocaram de partido.

Mas, enquanto muitas legendas cresceram, outras encolheram. Foram elas: o MDB, que tinha três deputados perdeu um, ficando com apenas dois representantes; o PDT e o Cidadania, que tinham três deputados cada, agora são representados por apenas um; e o PROS, que tinha três deputados, agora ficou com dois. Com as alterações, o PSB, PSC, PTB, PV, Patriotas e Podemos deixaram de ter representantes na Assembleia Legislativa. Já o PSDB, que que tinha três deputados, perdeu dois parlamentares, mas ganhou o reforço de duas deputadas e segue com o mesmo número de representantes.

O presidente da Assembleia deputado Ademar Traiano (PSD), lembra que, com as mudanças, as composições dos blocos e das lideranças também serão alteradas. Devem cair de 16 para oito, o que, de acordo com o parlamentar só traz benefícios para o processo democrático.

Outras notícias